Questão comentada sobre Teoria da História, da UEL

(UEL/2015) Leia o texto a seguir.
Foi Renan, acho, quem escreveu um dia (cito de memória; portanto receio, inexatamente): “Em todas as coisas humanas, as origens em primeiro lugar são dignas de estudo”. E Saint-Beuve antes dele: “Espio e observo com curiosidade aquilo que começa”. A ideia é bem de sua época. A palavra origens também. Mas a palavra é preocupante, pois equívoca.
(Adaptado de: BLOCH, M. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p.56.)

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escola historiográfica que se posiciona sobre esse tema e a tese correspondente.
A) Escola Metódica – compreende a origem como o princípio dos estudos históricos.
B) Escola Marxista – considera os estudos culturais como fundamento da crítica.
C) Escola dos Annales – considera mitologia a busca pelas origens.
D) Escola Idealista – concebe a história como a realização humana no tempo.
E) Escola de Frankfurt – formula a ideia da invenção das tradições históricas.

RESOLUÇÃO (Comentários da banca elaboradora da UEL) 
A) Incorreta, pois as teses de Ranke afirmam que o método histórico é o elemento fundamental pelo qual se elabora a história dos grandes homens.
B) Incorreta, pois, para o marxismo, o fundamento da crítica está nas relações dialéticas que constroem o processo histórico, e não naquilo que ficou conhecido como superestrutura, as formações político-culturais.
C) Correta, pois a posição de Bloch, um dos autores fundadores da Escola dos Annales, implica em reconhecer que para o objeto da história buscar as suas formas ou formulações iniciais nada esclarece, ao contrário, estabelece uma série de mitologias que tendem a obscurecer o processo histórico.
D) Incorreta, pois, para os idealistas, como Hegel, a história é a realização dos desígnios divinos, concebidos como ideais e perfeitos.
E) Incorreta, pois a Escola de Frankfurt não se ocupa com a noção de invenção das tradições históricas, mas com as questões que envolvem a crítica às concepções de progresso, cultura, comunicação e razão.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre História Contemporânea Brasileira, da UEM 2018.
Questão comentada sobre escolas filosóficas, da ESPM 2014

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.