(Enem/2015 – 2ª aplicação) A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente.
A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que
A) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.
B) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.
C) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.
D) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes.
E) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.
RESOLUÇÃO:
O texto apresenta a realidade de desigualdades e exclusões enfrentadas pela população negra, mesmo após a abolição da escravatura, mostrando que a igualdade formalmente estabelecida nas leis não se refletiu na prática.
Analisando as opções:
A) A ideologia equipara a nação a outros países modernos — Não é mencionada qualquer comparação direta com outros países modernos no texto.
B) Esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação — O texto não aborda a miscigenação como um fator que possibilitou a democracia racial.
C) Essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros — O texto contradiz isso ao apontar que os negros tiveram que buscar ascensão social através de “rotas originais”, indicando que não havia garantia de mobilidade social.
D) Esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes — O texto destaca que, apesar das leis afirmarem igualdade, na prática, a realidade era de exclusão e desigualdade, sugerindo que a ideia de democracia racial camufla essas desigualdades.
E) Essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias — O texto não foca na participação das etnias na política, mas nas desigualdades enfrentadas pelos negros.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre desigualdades sociais, da UEL
– Questão resolvida sobre desigualdades socias, da UERJ 2019
– Questão resolvida sobre conflitos socais, da UEG 2019-2
Organize seus Estudos
Post-it, 3M, Bloco de Notas, Cascata Misto, 4 Cores
Preço: R$31,90
Planner Permanente Wire-O Astral Semanal Notas A5 Espaço Tempo Branco, Cicero
Preço: Preço não encontrado