(Facape/2023) Alguns historiadores afirmam que a Revolução de 1930 foi um golpe militar, outros que foi de fato uma revolução, porque alterou as estruturas políticas e promoveu uma troca nos donos do poder. Este evento deu início ao governo de Vargas e mudou para sempre os rumos da política brasileira.
O que foi a Revolução de 1930? Disponível em: < https://shre.ink/PfW >. Acesso em: 12 jun. 2022.
A Revolução de 1930 é considerada um dos principais momentos da história da República brasileira, devido:
A) a Getúlio Vargas ter sido promovido à presidência como representante dos trabalhadores paulistas pelos direitos trabalhistas.
B) ao crescimento da produção industrial, deslocando café e outros produtos agrícolas na pauta de exportação do Brasil.
C) ao fim da hegemonia de São Paulo e Minas Gerais e a emergência do Rio Grande do Sul como o novo centro político do país.
D) ao aumento do poder do Estado que passou a ser o gestor da modernização do país, a criação da CLT e diálogo político com diferentes grupos sociais.
E) ao compromisso do governo Vargas com a construção da ordem democrática e da igualdade social.
RESOLUÇÃO (Analisando cada alternativa):
A) Afirmar que Getúlio Vargas foi promovido à presidência como representante dos trabalhadores paulistas pelos direitos trabalhistas é incorreto. Vargas não era visto primariamente como um representante dos trabalhadores paulistas, e essa descrição não reflete precisamente o contexto de sua ascensão ao poder.
B) O crescimento da produção industrial e o deslocamento do café e outros produtos agrícolas na pauta de exportação do Brasil são processos que se intensificaram mais tarde, durante o Estado Novo (1937-1945), e não foram resultados imediatos da Revolução de 1930.
C) A opção que indica o fim da hegemonia de São Paulo e Minas Gerais e a emergência do Rio Grande do Sul como o novo centro político é parcialmente verdadeira. A Revolução marcou o fim da política do café com leite, que alternava a presidência entre mineiros e paulistas, mas não estabeleceu o Rio Grande do Sul como novo centro político de forma sustentável.
D) O aumento do poder do Estado e a gestão da modernização do país, bem como a criação de leis trabalhistas e o diálogo político com diferentes grupos sociais, refletem importantes consequências da Revolução de 1930. Vargas utilizou o poder estatal para modernizar e centralizar a administração, influenciando significativamente as estruturas políticas e sociais do país.
E) O compromisso do governo Vargas com a construção da ordem democrática e da igualdade social não descreve precisamente o período após a Revolução de 1930, especialmente considerando que durante o Estado Novo, Vargas liderou um governo autoritário.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre Revolução de 1930, da FGV 2016-2
– Questão resolvida sobre Governo Vargas, do Enem 2014-PPL
– Questão resolvida sobre Estado Novo e Ditadura Militar, da UECE 2021