Questão comentada sobre história contemporânea brasileira

(UEM/2018) Sobre a história brasileira contemporânea recente, assinale o que for correto.
01) Durante o governo de Fernando Collor de Mello, houve a estabilização da economia com forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e significativo aumento de postos de trabalho.
02) A Unidade Real de Valor (URV) foi uma espécie de moeda de referência adotada durante o governo de Itamar Franco. Seu objetivo era corrigir, diariamente, os preços, os salários e os serviços.
04) A chamada “era FHC”, como ficaram conhecidos os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi marcada, entre outras ações, pelo programa de privatização de grandes empresas estatais, pelo combate à inflação e pela facilitação de importação de mercadorias.
08) O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), adotado pelo governo brasileiro em 2007, tinha como objetivo comprar grandes empresas no exterior, como foi o caso da refinaria de petróleo de Pasadena (Texas/EUA).
16) Programas de distribuição de renda e de aumento real do salário mínimo com a diminuição das desigualdades sociais no País foram políticas públicas desenvolvidas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Resolução:
Estão incorretos os itens 01 e 08.
01) Com o modelo liberal de FHC, muitas empresas fecharam por não conseguir concorrer com os importados, o que gerou muito desemprego.
08) O PAC, criado no governo Lula, tinha como objetivo estimular o crescimento da economia por meio de obras de infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos…).
Resp.: 22 (02 + 04 + 16).

Veja ainda:
Questão comentada sobre movimento dos caras pintadas, do Enem.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.