Questão comentada sobre Império Romano, da Unesp

(Unesp/2014) Apesar de não ter sido tão complexo quanto os governos modernos, o Império [Romano] também precisava pagar custos muito altos. Além de seus funcionários, da manutenção das estradas e da realização de obras, precisava manter um grande exército distribuído por toda a sua extensão.
A cobrança de impostos é que permitia ao governo continuar funcionando e pagando seus gastos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004.)

Sobre o recolhimento de impostos e os gastos públicos no Império Romano, é correto afirmar que
A) os patrícios e os proprietários de terras não pagavam tributos, uma vez que estes eram de responsabilidade exclusiva de arrendatários e escravos.
B) o desenvolvimento da engenharia civil foi essencial para integrar o Império e facilitar o deslocamento dos exércitos.
C) as obras financiadas com recursos públicos foram apenas as de função religiosa, como altares ou templos.
D) a desvalorização da moeda foi uma das formas utilizadas pelos governantes para aliviar o peso dos impostos sobre a população despossuída.
E) os tributos eram cobrados por coletores enviados diretamente de Roma, não havendo qualquer intermediação ou intervenção de autoridades locais.

Resolução:
A manutenção do Império Romano exigia a construção de estradas, pontes… para a integração das diversas regiões e também para facilitar o escoamento de mercadorias. Além disso, essa integração das diversas áreas do Império proporcionaram a romanização dos povos.
Resp.: B

Veja também:
Questão comentada sobre termas romanas, da FATEC 2013.2
Questão comentada sobre fatos e documentos históricos, da UEL 2012.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.