Questão comentada sobre ceras, da UFMT

Resolução da questão sobre ceras, da UFMT

(UFMT) As ceras são encontradas, na natureza, recobrindo as partes externas dos vegetais e as penas das aves aquáticas. Nos primeiros, retardam a evaporação da água e, nas aves, impermeabilizam suas penas. O homem as usa na fabricação de
velas, graxas para sapatos, pomadas e cremes cosméticos, moldes dentários, etc. A estrutura geral dessas substâncias pode ser representada como:
onde R e R1 são grupamentos carbonílicos de cadeias longas e não ramificadas. Sobre essas substâncias orgânicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Devido às baixas polaridades das cadeias ligadas ao grupo carbonila, são praticamente insolúveis em água.
B) Quando hidrolisadas, formam um álcool e um ácido carboxílico.
C) Óleos e gorduras pertencem a essa classe de substâncias.
D) Por possuírem pontes de hidrogênio entre suas moléculas, apresentam maiores temperaturas de ebulição que um isômero ácido carboxílico.
E) São ésteres de ácidos carboxílicos.

Resolução:
As ceras são compostos orgânicos constituídos por longas cadeias carbônicas, indicadas por R e por R1  no esquema acima, o que as confere um elevado caráter apolar e, consequentemente, uma baixa solubilidade em água. Em decorrência da elevada apolaridade, possui fracas forças de atração intermolecular e, consequentemente, baixo ponto de fusão.
Do ponto de vista químico, são ésteres de cadeia longa (como óleos e gorduras) e, portanto, se hidrolisadas formam um ácido carboxílico (R- COOH) e um álcool (R-OH).
Resp.: D

Veja também:
Questão comentada sobre acidez e basicidade de compostos orgânicos
Questão comentada sobre propriedades dos compostos orgânicos, da Faminas.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.