Questão comentada sobre a cerveja

Confira resolução da questão sobre cerveja, da Unicamp

(Unicamp/2013) Como um químico descreve a cerveja? “Um líquido amarelo, homogêneo enquanto a garrafa está fechada, e uma mistura heterogênea quando a garrafa é aberta.
Constitui-se de mais de 8.000 substâncias, entre elas o dióxido de carbono, o etanol e a água. Apresenta um pH entre 4,0 e 4,5, e possui um teor de etanol em torno de 4,5 % (v/v).”
Sob a perspectiva do químico, a cerveja
A) apresenta uma única fase enquanto a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro do produto.
B) apresenta duas fases logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ácido e contém cerca de 45 ml de álcool etílico por litro de produto.
C) apresenta uma única fase logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ligeiramente ácido e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro de
produto.
D) apresenta duas fases quando a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém 45 ml de álcool etílico por 100 ml de produto.

Resolução:
Enquanto a garrafa está fechada, a cerveja apresenta apenas uma fase (líquido homogêneo). Como seu pH está entre 4,0 e 4,5, tem caráter levemente ácido. Como a concentração de etanol é de 4,5% (v/v), isso significa que em 100 mL de cerveja há 4,5 mL de álcool; ou 45 mL em 1000 mL de cerveja.
Com a garrafa aberta, verifica-se a ocorrência de bolhas no líquido; dessa forma, quando a garrafa é aberta, há 2 fases.
Resp.: B

Veja também:
Questão sobre cálculo de pOH, da Dinâmica para medicina.
Questão comentada sobre cálculo de pOH, da Facig para medicina.
Questão comentada sobre a cachaça Havana, do IFMT 2018.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.