Auxílio Emergencial – Consulta Dataprev em setembro de 2022: veja como fazer

Um programa de consultas online é colocado à disposição para as pessoas que desejam fazer a consulta do Auxílio Emergencial 2022. Anteriormente, essa é uma verificação que poderia ser realizada por meio do site oficial da Dataprev.

Lembrando ainda que Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, uma empresa pública brasileira que tem vínculo com a pasta do Ministério da Economia. Porém, atualmente, a possibilidade de fazer essa consulta por meio do portal da Dataprev já não mais existe. (Veja como solicitar o cartão de crédito Caixa Tem de forma simples e rápida, e aproveite todos os benefícios).

Continue a ler este artigo logo a seguir e descubra como fazer para consultar o valor disponibilizado pelo Governo Federal.

Auxílio Emergencial 2022 – Quem pode receber esse valor?

O Auxílio Emergencial 2022 é um benefício social de transferência de renda federal que está disponível somente para um grupo específico de pessoas.

A questão é que os pagamentos do Auxílio Emergencial 2022 se referem ao período mais crítico da pandemia do novo vírus no país.

Com isso, nessa nova rodada de pagamentos, os valores a serem pagos do Auxílio Emergencial são referentes ao benefício de 2020. Ou seja, aos valores que deveriam ter sido pagos para os pais solteiros que são chefes de família, e que estavam inscritos no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, CadÚnico, até o ano passado, mas que, portanto, não foram.

No entanto, a quantia que foi liberada depende especialmente do número de parcelas que não foram resgatadas. Além disso, esse valor é um montante que pode variar na faixa que está compreendida entre R$ 600 reais e R$ 3.000 reais por mês, de acordo com a situação na qual se encontra cada beneficiário.

Auxílio Emergencial para Pais Solteiros

Para ter o direito de receber o Auxílio Emergencial para pais solteiros, será preciso cumprir com alguns requisitos. Dentre eles:

  • Ter um cadastro atualizado no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico
  • Estar desempregado
  • A família precisa estar inscrita no cadastro do Bolsa Família do ano de 2020 (época na qual o programa ainda estava ativo)
  • Ter na família, pelo menos, 1 (uma) pessoa menor de 18 anos de idade
  • Não possuir cônjuge ou companheiro(a)

Auxílio Emergencial – Como consultar o valor

A partir de então, já não é mais possível fazer a consulta do benefício social do Auxílio Emergencial no site oficial da Dataprev apenas com o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física). Isso acontece porque um conjunto de novas regras foram estabelecidas pela própria empresa.

Lembrando, nesse sentido, que é a Dataprev que tem a responsabilidade pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente quando o assunto são as informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Anteriormente, era possível consultar o Auxílio Emergencial somente com o número do CPF, assim como informando a data de nascimento, o nome completo do beneficiário e o nome da mãe.

A partir de agora, é preciso ter uma conta gov.br, fazer o login e só depois fazer a consulta do benefício.

Todavia, apesar disso, desde que se siga todos os passos que foram apresentados logo acima, o site da Dataprev 2022 segue disponível para fazer a consulta do Auxílio Emergencial.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.