Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil começa em setembro?

Um bom número de brasileiros que está cadastrado no programa Auxílio Brasil segue na expectativa da liberação do empréstimo consignado do projeto ainda nessa semana. Nesse sentido, é correto dizer que esta nova modalidade de crédito pode ser liberada a qualquer momento, já nos próximos dias.

De acordo com as informações de Ronaldo Bento, atual ministro da Cidadania, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil está muito perto de ser liberado para os brasileiros que fazem parte do programa social. Atualmente, o crédito está passando pelos últimos ajustes para que seja operado pelos bancos e então disponibilizado para os contratantes com todas as regras definidas.

Nesse sentido, a previsão oficial é de que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil seja liberado a qualquer momento. Inclusive, existe a possibilidade de que, nessa semana, o grupo dos beneficiários do Auxílio Brasil que tenham interesse já possam fazer a contratação do empréstimo consignado.

Nas palavras do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento: “A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, e logo em seguida, o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, a habilitação, e a homologação destas empresas, assim como uma série de documentos também. Então, acredito que até o começo do mês que vem (setembro) tudo já esteja regulamentado”.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil – Como vai funcionar?

O novo empréstimo consignado poderá ser contratado pelos beneficiários do programa Auxílio Brasil. Nesse sentido, o pagamento do crédito vai ser descontado, de forma automática, diretamente do benefício de quem o contratou. Portanto, de acordo com as regras desta modalidade, cada beneficiário poderá comprometer o máximo de 40% do seu auxílio.

Ao fazer o pedido do empréstimo consignado, o beneficiário irá passar por uma análise de crédito. Essa análise, então, será feita pelo banco que estiver operando a modalidade. O objetivo é saber se o beneficiário que é titular do benefício pode ter acesso aos valores ou não.

Auxílio Brasil e Empréstimo Consignado – Quem vai operar?

De acordo com o ministro Ronaldo Bento, um número de, aproximadamente, 17 bancos e instituições financeiras estão confirmados para começarem a operar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Nas palavras do ministro:Hoje, nós já temos quase 17 instituições financeiras que foram homologadas pelo Ministério da Cidadania, e que, portanto, estão aptas para conceder o empréstimo consignado. Esse é um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado para essa população em específico”.

Alguns bancos e instituições financeiras já confirmaram a operação do crédito a partir do mês de setembro, como por exemplo, a Caixa Econômica Federal – CEF, o Banco Pan, o Banco Safra, a BMG, a Daycoval e a Facta Financeira. Porém, estes exemplos que foram citados anteriormente são apenas alguns. Principalmente quando o empréstimo consignado for, de fato, lançado no mercado, um número maior de bancos e instituições pode começar a oferecer este crédito.

Por exemplo, de acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade de crédito está confirmada. Sobre esse assunto, a instituição financeira afirma o seguinte: “O banco Agi já oferece o crédito consignado para os beneficiários do INSS. E, então, agora passamos a oferecer esse mesmo crédito também para os beneficiários do programa Auxílio Brasil”.

No entanto, ao mesmo tempo, alguns outros bancos e instituições financeiras já declararam que não vão participar da operação do crédito. É esse o caso, por exemplo, do banco Bradesco. Ademais, o banco Itaú e o banco Santander também confirmaram que não vão oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil em seus pacotes de serviços financeiros. O mesmo caminho tem sido seguido por outras instituições.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.