Questão resolvida sobre teoria da relatividade e efeito fotoelétrico

(UEL/2020) Leia o texto a seguir.
No museu do Amanhã, a exposição “Cosmos” faz uma abordagem científica, associando a composição atômica humana à composição de parte de uma estrela, contribuindo para o entendimento de como se comporta a matéria
do ponto de vista atômico e subatômico.

Com base nos conhecimentos sobre Física Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. No efeito fotoelétrico, uma luz monocromática que incide na superfície de um metal, cuja energia seja hf = função trabalho (Ω), arranca elétrons se, e somente se, a soma das energias cinética e da função trabalho forem iguais a hf.
II. No átomo de hidrogênio, os níveis de energia são indicados por n, onde a energia calculada para cada nível é dada por En = −(1/n2) 2, 18 × 10−18J.
III. Max Planck considerou que os átomos que constituem um corpo aquecido se comportam como osciladores anarmônicos, que têm suas energias distribuídas de forma contínua, independentemente da temperatura do corpo.
IV. Na teoria da relatividade especial, as Leis Físicas são as mesmas para quaisquer observadores em qualquer movimento, e a velocidade da luz no vácuo possui valores específicos para observadores em diferentes referenciais.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESOLUÇÃO:
I. Verdadeira. A energia cinética dos fotoelétrons arrancados da placa metálica é determinada por:  E = h.f -Ω. Logo, E + Ω = h.f
II. Verdadeira.
III. Planck considerou que os corpos aquecidos funcionam como osciladores harmônicos, com energia liberada de forma quantizada, e dependente da temperatura do corpo.
IV. A relatividade especial mostra que as leis físicas são as mesmas para quaisquer observadores num dado referencial inercial e que a velocidade da luz no vácuo é uma constante, esteja ele em referenciais em repouso ou em movimento.
Resp.: A

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.