(Enem/2024) Em aeroportos, por razões de segurança, os passageiros devem ter suas bagagens de mão examinadas antes do embarque, passando-as em esteiras para sua inspeção por aparelhos de raios X. Nessas inspeções, os passageiros são orientados a retirar seus computadores portáteis (notebooks ou laptops) de malas, mochilas ou bolsas para passá-los isoladamente pela esteira.
Que explicação física justifica esse procedimento?
A) Os raios X não interagem com os componentes metálicos do computador, o que impede a formação de imagens.
B) Os raios X desmagnetizam o disco rígido do computador, quando refratados pelos componentes metálicos das bagagens de mão.
C) Os raios X aquecem os materiais metálicos encontrados em bagagens de mão, quando refletidos pelos componentes do computador.
D) Os raios X não atravessam os componentes densos do computador, o que impede a visualização de objetos
que estão à frente ou atrás deles.
E) Os raios X ionizam os materiais metálicos normalmente encontrados em bagagens de mão, quando difratados
pelos componentes do computador.
RESOLUÇÃO:
Os raios X são utilizados em aeroportos para inspecionar bagagens porque possuem alta capacidade de penetração em materiais diversos. No entanto, alguns objetos muito densos ou compostos por materiais de alta densidade podem impedir que os raios X atravessem completamente, gerando sombras na imagem e dificultando a identificação de outros itens dentro da bagagem, como armas ou drogas.
Os computadores portáteis possuem componentes metálicos densos, como placas de circuito, baterias e telas, que podem bloquear a passagem dos raios X. Se o computador estiver dentro da mala, ele pode obscurecer outros objetos que estejam ao seu redor ou atrás dele, prejudicando a análise da bagagem pelo agente de segurança.
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre ampolas de raios catódicos, do Enem 2020