Questão comentada sobre malária, da UFPA

(UFPA/2014.2)  O mês de novembro marca a luta pelo controle da malária nas Américas. A data visa a incentivar os países das Américas a aumentar o diálogo e realizar campanhas contra a doença. A falta de informação sobre transmissão, diagnóstico e tratamento da malária é que ainda atrapalha o controle da doença, fazendo com que muitas pessoas acreditem que a malária pode ser transmitida pela ingestão de água, que chás e plantas medicinais podem curar e que se os sintomas da doença passarem a pessoa está curada.

Mitos e Crenças populares prejudicam o controle da Malária. Informações disponíveis em:
>http://bertagna.wordpress.com/2011/11/page/3/.
Acesso em: 11 set. 2014 (Texto Adaptado).

Para desmistificar as crendices do senso comum com relação a essa doença, as autoridades deveriam enfatizar que a doença é transmitida de uma pessoa para a outra apenas através da picada do mosquito anófeles quando o mesmo inocula nas pessoas os
A) esporozoítos.
B) merozoitos.
C) tripomastigotas.
D) amastigotas.
E) esporocistos.

RESOLUÇÃO:
A malária é uma doença causada pelo protozoário Plasmodium, do grupo dos apicomplexos. Sua transmissão pode ocorrer por transfusão de sangue, mas, a forma clássica de contaminação é pela picada do mosquito Anopheles (mosquito prego).  Ao picar a pessoa, se estiver contaminado, o mosquito inocula formas do protozoário conhecidas como esporozoítos, que migram ao fígado onde reproduzem-se assexuadamente.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre malária, do Enem
Questão comentada relacionando condições climáticas e doenças, da FACISB

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.