Questão comentada sobre isótopos radioativos, da UFRGS

(UFRGS/2014) A usina nuclear de Fukushima continua apresentando problemas de vazamento de materiais radioativos. Estima-se que grandes quantidades de césio e estrôncio radioativo teriam chegado ao Oceano Pacífico, através da água subterrânea acumulada no subsolo da usina. Os isótopos radioativos mais significativos nesses vazamentos seriam césio-134, césio-137 e estrôncio-90.
Sobre os átomos de césio e estrôncio, considere as afirmações abaixo.
I – Césio é o mais eletropositivo e o de menor potencial de ionização entre todos os elementos químicos, à exceção do frâncio que tecnicamente tem sua abundância considerada como zero em termos práticos.
II – O isótopo radioativo estrôncio-90 representa um sério risco, tendo em vista que pode substituir com facilidade o cálcio dos ossos, pois ambos formam cátions com carga 2+ e apresentam raios iônicos com valores relativamente próximos.
III- Os átomos dos isótopos de césio-134, de césio-137 e de estrôncio-90 emitem radiações altamente ionizantes devido à grande eletronegatividade desses isótopos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Apenas a afirmativa III está incorreta. As radiações são fenômenos nucleares e, portanto, não têm relação com a eletronegatividade dos isótopos.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Glow sticks, da Unicamp 2012
Questão comentada sobre efeitos da radiação, da UFT 2011-2
Questão comentada sobre tabela periódica, da Facig 2017

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.