Questão comentada sobre atrações intermoleculares, do Insper

(Insper/2020) O etanol é produzido em grande escala no Brasil por meio da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, o que gera um excedente de bagaço e palha. A fim de aumentar a oferta deste combustível, sem alterar a área de plantio, estão sendo desenvolvidas tecnologias para produção do etanol a partir dessa biomassa, o chamado etanol de segunda geração. Nesse processo, a celulose, polímero natural que constitui o bagaço e a palha, passa por uma reação de hidrólise, resultando no seu monômero que, por fermentação, produz o etanol. A figura apresenta um esquema do processo.

A principal interação química existente entre as diferentes moléculas que constituem a celulose é do tipo __________________ . A molécula resultante da hidrólise é um __________________ com ___________ átomos de carbono.
A) ligação de hidrogênio – carboidrato – cinco
B) interação de London – carboidrato – seis
C) ligação de hidrogênio – hidrocarboneto – seis
D) interação de London – hidrocarboneto – cinco
E) ligação de hidrogênio – carboidrato – seis

RESOLUÇÃO:
A celulose é um polissacarídeo rico em grupos polares, como o grupo hidroxila (-OH), o que faz com que as atrações intermoleculares das moléculas que a compõem seja a ligação de hidrogênio.
Da hidrólise da celulose resultam moléculas de glicose, um açúcar (carboidrato) com 6 átomos de carbono em sua composição (uma hexose).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas
Questão comentada sobre polissacarídeos, da Unifacig 2020

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.