O Governo divulgou a previsão e valores do pagamento do vale gasolina, cuja expectativa do Planalto é de fornecer benefício acima de R$ 400 aos caminhoneiros; além de estabelecer o pagamento do vale gás mensal, pois atualmente o valor é repassado a cada dois meses aos beneficiários.
De acordo com informações da equipe econômica do governo, o auxílio combustível, ou vale gasolina como é chamado, junto a ampliação do vale gás deverão gerar um custo estimado em R$ 5 bilhões aos cofres.
Qual a previsão de liberação do vale gasolina?
O Governo, apesar de não interferir no reajuste do preço dos combustíveis anunciado pela Petrobras na última semana, tenta uma estratégia de contenção do problema, dado ao impacto negativo, que a alta exerce na imagem do Governo Bolsonaro. Dessa forma, deve funcionar o vale gasolina, o auxílio para o custeio do combustível será oferecido aos caminhoneiros, categoria que sofre diretamente com o aumento dos preços. Tal ajuda aguarda a aprovação de uma PEC, que será enviada ao Congresso.
A pressão dos eleitores e ameaça de greve dos caminhoneiros fazem com que o governo tenha pressa em liberar o pagamento do vale gasolina e ampliação do vale gás, mas, entretanto, as propostas ainda dependem da aprovação do Congresso; sendo que o objetivo do governo é que os benefícios sejam pagos assim que aprovados.
Atualmente, aproximadamente 5,7 milhões de brasileiros são contemplados com o vale gás, cujo benefício tem por objetivo que os impactos da inflação, no produto, não cheguem com a mesma força ao bolso do consumidor.
Como receber?
Para receber o benefício atualmente é preciso fazer a inscrição no Cadastro Único (Cadúnico). É dada prioridade para os beneficiários do Auxílio Brasil, ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).