FGTS: Caixa libera 3 anos de saques de uma vez

Durante o atual período de pandemia, uma grande parte da população brasileira está na procura de uma reserva extra de dinheiro. Em alguns casos, isso é praticamente emergencial. E isso significa que sem um dinheiro extra, uma boa parte das famílias brasileiras estão sem conseguir pagar todo o seu orçamento doméstico e familiar.

Dentro das possibilidades que atualmente existem para o trabalhador, a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou a oportunidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como uma garantia para a contratação de empréstimos bancários.

Dessa forma, estes empréstimos podem ser liberados pela Caixa até mesmo para os brasileiros que estão com o score baixo e o nome inscrito como devedor em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa por exemplo. Ou seja, é um tipo de empréstimo mais acessível que está sendo disponibilizado pela Caixa.

Saque Aniversário do FGTS

Antes de entrar na questão mais profunda sobre como funciona o crédito que foi apresentado anteriormente, assim como quais são as condições do empréstimo da Caixa e até mesmo como se dá a sua contratação, é válido lembrar que o empréstimo que é concedido pela instituição financeira pública e que usa como garantia os valores do FGTS é destinado para os trabalhadores que fizeram a opção pelo Saque Aniversário. Portanto, os trabalhadores que fazem parte da modalidade do Saque Aniversário do FGTS podem solicitar o empréstimo.

O Saque Aniversário do FGTS é uma modalidade de acesso ao FGTS que é destinada para todos os trabalhadores que se interessam por esta opção de saque. E então, os trabalhadores que manifestarem o seu interesse em participar do Saque Aniversário do FGTS para a Caixa Econômica Federal podem sacar uma parte dos seus valores do fundo todos os anos, a partir do seu mês de aniversário.

Em resumo, o trabalhador inscrito no saque aniversário do FGTS tem o direito de receber um percentual do seu saldo de FGTS a cada ano, desde que respeitado o período de saque, que começa a ser contado a partir do seu mês de aniversário e termina no mês subsequente.

Porém, nem tudo é tão facilitado no Saque Aniversário do FGTS quanto alguns trabalhadores podem pensar. Acontece que o saque aniversário do FGTS possui alguns critérios que são bastante específicos e aos quais o trabalhador precisa prestar a devida atenção antes de enfim tomar a sua decisão.

Por exemplo, ao fazer a opção por receber anualmente uma parte do seu saldo de FGTS, o trabalhador perde o direito de receber o valor total do fundo nos casos de demissões sem justa causa. Contudo, ele continua com o direito de receber a multa de 40% sobre o saldo de FGTS nesses casos. Nesse sentido, o direito a receber a multa rescisória não é tirado quando o trabalhador faz a opção pelo saque aniversário.

Empréstimo da Caixa com garantia do FGTS

A medida que permite a contratação de empréstimo com a garantia do FGTS é direcionada para os trabalhadores que aderiram ao Saque Aniversário e que, portanto, recebem anualmente uma parte do seu saldo das contas do fundo. E por meio deste crédito que é oferecido pela Caixa para estes trabalhadores do Saque Aniversário, é possível antecipar até 3 (três) anos de saques do FGTS de uma só vez. Ou seja, uma oportunidade realmente inédita para os trabalhadores que estão inscritos na modalidade do saque aniversário.

Além disso, como se trata de um crédito que conta com a garantia do FGTS, a Caixa Econômica Federal consegue fazer a oferta de uma das taxas de juros mais baixas do mercado para o crédito pessoal. Inclusive, este empréstimo da Caixa com garantia do FGTS chega a ser mais vantajoso, em alguns casos e situações, do que o chamado Crédito Consignado.

Logo abaixo, confira quais são as condições da concessão deste empréstimo:

  • Taxa de juros mensal de 0,99%
  • Acumulado de juros por ano de 12,54%
  • Valor mínimo para o empréstimo de R$ 2 mil reais
  • Antecipação possível de até 3 (três) anos do benefício do FGTS

Por fim, vale lembrar que o empréstimo da Caixa com garantia do FGTS é contratado de forma online. Ou seja, o trabalhador não precisa sair de casa e ir até uma agência da Caixa para contratar este empréstimo. O trabalhador não precisa se deslocar até a agência da Caixa nem mesmo para receber o dinheiro do empréstimo. A solicitação e o recebimento podem ser feitos no ambiente virtual da Caixa na Internet, ou pelo aplicativo oficial do banco. Nesse sentido, até mesmo a simulação dos valores a serem contratados é feita digitalmente.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.