PIS/PASEP? Perdeu o prazo do saque em 2021, veja o que pode ser feito

O prazo para saque do PIS/PASEP 2021 foi encerrado, e os trabalhadores que trabalharam em 2019, e não sacaram os valores do abono salarial até o dia 30 de junho de 2021, tiveram o benefício retido.

De acordo com a legislação do programa uma nova concessão pode ser autorizada, mas seguindo as regras impostas pelo governo.

Anualmente o trabalhador recebe os valores do PIS/PASEP concedidos de acordo com sua jornada de trabalho. Para organizar o pagamento, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil criam calendários determinando o período máximo de saque.

Na rodada de 2020, quem não fez a retirada deve ficar atento aos prazos de solicitação.

Não saquei o PIS/PASEP, o que fazer?

Para o trabalhador que perdeu o prazo de 30 de junho, a liberação do abono salarial ainda pode ocorrer, mas em situações específicas.

Conforme a Resolução 838, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada em 24 de setembro de 2019, o cidadão tem direito de solicitar seu benefício em até 5 anos após a concessão.

No entanto, será preciso aguardar, pois a nova autorização de saque só pode ocorrer no próximo calendário anual do projeto.

Tendo em vista que o governo federal não irá liberar o PIS/PASEP 2021/2022 esse ano, o trabalhador, que não usou o benefício terá que aguardar até janeiro de 2022 para fazer a retirada.

Procedimentos para solicitação

O trabalhador para ter acesso ao valor de forma retroativa deverá seguir os protocolos das instituições financeiras.

  • Para os contemplados com o PASEP, o Banco do Brasil recomenda que o beneficiário entre com um recurso no Ministério da Economia, por meio de ligação para o telefone 158. Por meio do “Alô Trabalhador” é possível sinalizar o interesse de recebimento.
  • Para quem recebe pelo PIS, é preciso entrar em contato com a Caixa Econômica através do 0800-726-0207.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.