Auxílio Emergencial 2021 em processamento: veja o que fazer

Muitos beneficiários se depararam nos últimos dias com a informação “em processamento” ao tentar confirmar o recebimento do auxílio emergencial 2021.

O pagamento do benefício teve início no dia 6 de abril, enviando a primeira rodada de benefício para os usuários já aprovados nascidos em janeiro. No entanto, o auxílio emergencial 2021 de alguns beneficiários foi colocado no status “em processamento”.

O problema não é culpa da Caixa Econômica, que já liberou os primeiros pagamentos para todos os beneficiários previstos para o dia 6 de abril.

O que significa o status “em processamento”?

O Ministério da Cidadania alegou que, o status em processamento significa que o pedido de auxílio está passando por uma nova avaliação.

Essa nova avaliação é feita de acordo com o recebimento de novas informações provenientes de bases de dados governamentais. Conforme os pedidos são reavaliados, é possível minimizar o risco de pagar o benefício para quem não apresenta direito a ele.

A Caixa Econômica e o Ministério da Cidadania já declararam diversas vezes que a nova rodada de auxílio emergencial será paga passando por várias análises a cada mês.

O objetivo de reanalisar cada um dos pedidos mensalmente é justamente pagar o benefício para quem se enquadra nas regras do programa.

Tendo em vista que, a cada mês o cenário de combate a pandemia se modifica no país. É natural que alguns beneficiários encontrem emprego ao longo dos 4 meses de pagamento. Portanto, o pagamento é reavaliado e cessado conforme novas informações passam para os bancos de dados governamentais.

É possível receber mesmo que o status esteja em processamento?

A grande dúvida da maioria dos beneficiários que perceberam o status em processamento, é se o direito ao auxílio emergencial 2021 foi negado.

Na realidade, mesmo que após a sua data de pagamento inicial o status esteja em processamento, ainda é possível receber o benefício.

A questão é que, o processamento de dados pode demorar devido ao grande volume de cadastros a serem atualizados. Por isso mesmo, quem tem o perfil aprovado após a data de pagamento inicial, receberá o benefício logo que o processamento de lotes for finalizado.

Todos aqueles que realmente possuem direito ao benefício podem ficar extremamente tranquilos em relação ao pagamento. Uma vez que, o valor será depositado na conta após seus dados serem analisados pela Dataprev.

Os dados sobre o pagamento do benefício para quem está com o status em processamento e posteriormente tem o perfil aprovado, ficarão disponíveis após a Dataprev processar todos os lotes remanescentes de solicitações de benefício.

Etapa que pode demorar a ser finalizada, mas que é necessária para evitar fraudes e recebimentos injustos, que tiram o benefício de quem realmente está em situação de vulnerabilidade social por causa da pandemia.

É preciso se informar pelo Caixa Tem

É sempre necessário frisar que, o beneficiário deve consultar suas informações através do app Caixa Tem, site da Dataprev ou telefone 111.

Usar os canais digitais ou o telefone, é a melhor maneira de esclarecer suas dúvidas. Infelizmente, a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial 2021 desencadeou lotação das agências da Caixa Econômica.

Atualmente o covid-19 não está sob controle e muitas cidades apresentam alta taxa de transmissão. Por isso mesmo, é fundamental evitar ir até uma agência lotada obter informações.

O ideal é que todo beneficiário tente pelos meios remotos, conversar com um profissional ou simplesmente aguardar um novo status de seu processo.

Ir até uma Agência da Caixa não fará com que seu benefício seja acelerado ou seu pagamento seja liberado fora da data. Portanto, esse é um deslocamento que não vale a pena e que deve ser evitado ao máximo.

O auxílio emergencial 2021 reduziu seu público?

Sim! O auxílio emergencial 2021 irá atender menos pessoas que o benefício pago em 2020. Inclusive, o benefício só será concedido para uma pessoa por família.

No ano anterior, o benefício era concedido em valor maior para até 2 pessoas por família, considerando a renda per capita.

A diminuição do público e do valor, são questões muito discutidas na sociedade. Uma vez que a pandemia não foi controlada ainda e muitos estão em situação de vulnerabilidade social por causa do covid-19. Entretanto, todos que seguirem as regras serão beneficiados segundo os novos critérios.

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Muitos trabalhadores estão procurando cortar gastos. E uma das formas de economizar é utilizar um cartão de crédito fornecido por algum banco que não cobre taxa mensal para uso. Veja uma sugestão abaixo:

Santander Free

Acumulando R$100 em compras com o Cartão Free Santander na função crédito em cada fatura, você fica livre da anuidade. Saiba quais são os benefícios desse cartão:

  • Cartão Internacional: O cartão Santander, graças à sua bandeira Mastercard® é aceito na maioria das maquininhas pelo mundo e em compras online.
  • Programa Esfera: Ganhe 1 ponto Esfera a cada R$ 5,00 gastos no cartão. Troque seus pontos por descontos especiais em shopping, restaurantes, viagens e muito mais.
  • Cartões Adicionais Grátis: Você pode solicitar até 5 cartões extras, com limite do cartão titular compartilhado com os demais.
  • Cartão sem conta no Banco: Para você que não é correntista do Santander, saiba que é possível solicitar um cartão. Ah, e se ficou interessado, basta clicar aqui para pedir o seu.

Ficou interessado? Leia mais sobre o Cartão Santander Free.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.