Veja como acessar o local da prova do Encceja 2019

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 18h desta terça (13), 480.762 participantes já haviam acessado o local de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As provas do Encceja 2019 serão aplicadas no dia 25 de agosto.

Os locais de prova foram divulgados na segunda-feira (12), junto com o cartão de confirmação de inscrição. As provas acontecem em 25 de agosto para os candidatos do Encceja do ensino fundamental e do ensino médio.

Como saber o local de provas do Encceja 2019?

A consulta ao local de provas do Encceja deve ser feita pela Página do Participante, pela internet. O endereço é http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante.

A consulta é individual, ou seja, cada candidato precisa fazer login no sistema, usando seu CPF e a senha escolha no ato de inscrição.

Como recuperar a senha do Encceja?

Caso você tenha esquecido qual senha escolheu na inscrição para o Encceja 2019, o Inep dá orientações para recuperar o acesso:

CASO 1: Candidato sabe o e-mail, mas não a senha

  • Acesse a Página do Participante;
  • Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha”;
  • Confira se o endereço de e-mail está correto na tela seguinte, responda ao desafio novamente e cliquem em “Enviar nova senha por e-mail”.

CASO 2: Candidato não sabe nem a senha nem o e-mail

  • Acesse a Página do Participante;
  • Insira o CPF, responda ao desafio e clique no item “Esqueci minha senha”;
  • Se você não tiver acesso ao endereço apresentado na tela seguinte, responda ao desafio novamente e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”;

Nesse caso, o sistema vai pedir a alteração dos dados de contato, incluindo um novo e-mail para o envio de uma nova senha. ATENÇÃO: Para evitar invasões ao sistema por terceiros, qualquer alteração de e-mail será informada ao e-mail original cadastrado na inscrição.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame aplicado anualmente pelo governo federal destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade esperada. A participação é gratuita. Podem fazer o Encceja do ensino fundamental quem tem a partir de 15 anos e não estudou até o nono ano. Já o Encceja do ensino médio é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram os três anos de ensino médio.

O Encceja 2019, que será realizado em 25 de agosto, bateu recorde de inscritos: 2.973.375 pessoas se inscreveram, um aumento de 75% em relação à edição de 2018, que contou com 1.695.607 inscritos.

Em 2017, quando o Encceja voltou a ser usado para conseguir o diploma do ensino médio, a porcentagem de candidatos que conseguiam a nota mínima subiu de 14,3% para 36%.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.