Encceja 2019 terá 2,9 milhões de participantes e bate recorde de inscritos

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  o Encceja 2019 recebeu 2.973.375 inscrições.

Encceja 2019: Recorde de inscritos

De acordo com o Inep, o número é 75% maior que em 2018, quando o exame teve 1.695.607 inscritos.

As inscrições para o ensino médio foram maioria: 2.331.799, ou 78,4% do total. Os inscritos para as provas do ensino fundamental somam 641.576, ou 21,6%. O exame é gratuito.

Novidades

Pela primeira vez, o edital tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube. O candidato que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisou apresentar novo laudo durante a inscrição.

Participantes surdos, deficiente auditivos e surdocegos tiveram a oportunidade de indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Outra mudança foi a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada. A segurança foi reforçada. O participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação será eliminado. Todos os lanches serão revistados.

Provas

As provas serão aplicadas em 25 de agosto de 2019, durante a manhã e a tarde, em 611 municípios brasileiros, conforme edital.

Horários das Provas

Manhã

  •  Abertura dos portões 8h
  • Fechamento dos portões 8h45
  • Início das provas 9h
  • Término das provas 13h

Tarde

  • Abertura dos portões 14h30
  • Fechamento dos portões 15h15
  • Início das provas 15h30
  • Término das provas 20h30

Estrutura das Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e  uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Resultado Encceja 2019

O Inep ainda não divulgou a previsão de resultado para ensinos fundamental e médio; assim como não divulgou o cronograma para Privados de Liberdade e Brasileiros no Exterior.

Declaração de Proficiência

O Encceja possui quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas, mais a dissertativa. No momento da inscrição o participante precisou selecionar provas pretende fazer. Para quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas, basta fazer as que faltam.

Encceja Exterior e PPL

O Inep aplica o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Brasil e no exterior. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e terá seu edital publicado ainda em junho.

A aplicação para pessoas privadas de liberdade também ocorre tanto no Brasil, quanto em outros países, nesse caso em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Encceja

O Encceja é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada. Há provas para certificação do ensino fundamental e do ensino médio. Para participar, basta que o candidato tenha a idade mínima exigida para cada etapa: 15 e 18 anos, respectivamente, na data de aplicação do exame.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.