O que estudar para o Encceja 2019?

O Encceja é o exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade esperada, com participação gratuita.

Quem pode fazer o Encceja?

Podem fazer o Encceja do ensino fundamental quem tem a partir de 15 anos e não estudou até o nono ano. O Encceja do ensino médio é destinado a pessoas com 18 anos ou mais, que não concluíram os três anos desta etapa de ensino.

Em 2019, 2.973.375 pessoas estão inscritas, o que representa um aumento de 75% em relação à edição de 2018.

O que estudar para o Encceja?

O Encceja tem um formato parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas divididas não por disciplinas, mas por áreas do conhecimento.

Material de estudo Encceja Inep

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Provas

As provas serão aplicadas em 25 de agosto de 2019, durante a manhã e a tarde, em 611 municípios brasileiros, conforme edital. Veja o local de provas do Encceja 2019

Horários das Provas

Manhã

  •  Abertura dos portões 8h
  • Fechamento dos portões 8h45
  • Início das provas 9h
  • Término das provas 13h

Tarde

  • Abertura dos portões 14h30
  • Fechamento dos portões 15h15
  • Início das provas 15h30
  • Término das provas 20h30

Estrutura das Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e  uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Resultado Encceja 2019

O Inep ainda não divulgou a previsão de resultado para ensinos fundamental e médio; mas possivelmente será divulgado no mês de novembro.

Declaração de Proficiência

O Encceja possui quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Só obtém o certificado quem consegue a nota mínima exigida em cada uma das quatro provas, mais a dissertativa. No momento da inscrição o participante precisou selecionar provas pretende fazer. Para quem já participou de outras edições do Encceja e obteve nota suficiente em alguma das provas, basta fazer as que faltam.

Mais detalhes no Edital Encceja 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.