Saque do FGTS 2021: como consultar o saldo disponível

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS é um fundo que foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de formar uma reserva de emergência de dinheiro para o trabalhador brasileiro.

Nesse sentido, o dinheiro do FGTS é depositado em todos os meses pela empresa empregadora e possui um valor equivalente a 8% do salário do beneficiário. E a empresa em questão não pode descontar esse valor do seu empregado. O desconto é feito diretamente para a conta de FGTS do beneficiário. Logo em seguida, saiba como você pode consultar o seu saldo.

Quem tem o direito de receber o FGTS?

Tem o direito de receber os seus valores de FGTS, todos aqueles trabalhadores que são demitidos sem justa causa, por meio de uma conta ativa do emprego atual, ou uma conta inativa de empregos anteriores.

Como é possível solicitar os depósitos de FGTS?

Na verdade, o FGTS é um direito do trabalhador garantido pela legislação desde a sua criação. Portanto, o trabalhador não precisa fazer nenhum tipo de solicitação para o Governo por que, a partir do momento em que ele for empregado por um vínculo empregatício formal – ou seja, emprego assinado em Carteira de Trabalho – ele já vai ter o direito de ter os seus valores de FGTS sendo depositados todos os meses pela empresa que o empregou.

Em resumo, o trabalhador brasileiro não precisa fazer nenhum tipo de solicitação. E o dinheiro deve ser depositado na conta do trabalhador todos os meses pelo seu empregador. Mas essa conta se refere à uma conta de FGTS, e não à conta bancária própria do empregado. Se trata de uma conta específica que também só pode ser acessada para o saque em casos específicos. Funciona como uma regra que é exigida nas normas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

FGTS – Posso consultar quanto tenho de dinheiro disponível?

Os trabalhadores que tenham dúvidas sobre qual é o valor que possuem disponível nas suas respectivas contas do fundo de garantia e, principalmente, gostariam de saber quando estes valores poderão ser sacados, tem a oportunidade de fazer consultas em diferentes canais de comunicação e atendimento. São eles:

  • O site oficial da Caixa Econômica Federal – CEF
  • O aplicativo oficial do FGTS para dispositivos móveis
  • O portal Internet Banking da Caixa Econômica Federal
  • Por meio do telefone da Central de Atendimento 111, ao clicar na opção 2

Por meio dos canais de acesso que foram citados anteriormente, o trabalhador tem a chance de consultar o seu saldo de FGTS. A opção mais acessível dentre estas, no presente momento, é o aplicativo do FGTS, que foi desenvolvido para os aparelhos móveis e que pode ser baixado nos sistemas operacionais Android e iOS (aparelhos Apple).

Consultar o saldo no Aplicativo FGTS

Para consultar o saldo das suas contas de FGTS pelo seu telefone celular, você precisa fazer o download do aplicativo em primeiro lugar. Então, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e faça a pesquisa pelo aplicativo oficial do FGTS. Como já foi falado anteriormente, este é um aplicativo que está disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para o sistema operacional iOS.

E para consultar o seu saldo de FGTS pelo aplicativo, basta seguir o passo a passo que está apresentado logo abaixo:

  1. Faça o seu login no aplicativo FGTS
  2. Digite o seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e clique em “Próximo”
  3. Informe – ou crie, no caso de ser o primeiro acesso – a sua senha de 6 dígitos numéricos
  4. Clique em “Entrar”
  5. Você vai ser direcionado para a etapa de “Confirmação de Dados”
  6. A etapa de Confirmação de Dados exige que você responda a algumas perguntas diretamente da tela do aplicativo. Então, resposta a todas as perguntas e clique em “Continuar”.

A partir de então, você pode acessar o seu saldo de FGTS de cada empresa onde você trabalhou. Lembrando que algumas delas podem apresentar o saldo zerado por motivos de realização de saque no momento da demissão ou em função dos valores encontrados estarem relacionados às empresas em que foi você quem pediu demissão. Por este último motivo, o dinheiro do FGTS fica retido pelo Governo.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.