PIS/PASEP: Veja como e quando consultar o valor do Abono Salarial 2023

calendário de pagamentos referente ao PIS/PASEP 2023 foi divulgado pela Caixa e os pagamentos do Abono Salarial serão iniciados a partir do dia 15 de fevereiro de 2023.

O abono salarial será liberado para mais de 23 milhões de trabalhadores da iniciativa privada e do setor público.

A Caixa Econômica Federal divulgou o calendário do Pis 2023 refente ao ano-base 2021 (quem trabalhou com carteira assinada durante o ano).

As datas do Pasep 2023 foram confirmadas pelo Banco do Brasil que fará liberação do benefício para mais de 2 milhões de servidores públicos.

Quando a consulta será liberada?

De acordo com a Caixa, a partir do dia 5 de fevereiro o trabalhador poderá consultar se terá direito ou não ao abono salarial em 2023 e qual o valor que será liberado.

Quem receberá o Pis em 2023?

Conforme as regras, o abono Pis/Pasep é pago aos brasileiros que trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano-base. Como o calendário de 2023 é referente ao ano de 2021, para ter direito ao benefício o trabalhador deve cumprir os requisitos abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como fazer a consulta?

A consulta para o PIS pode ser realizada via portal Caixa Trabalhador, ou via telefone 0800 726 0207, ou então nos atendimentos presenciais das Superintendências Regionais do Trabalho.

O saque pode ser feito por meio do Cartão Cidadão nas lotéricas, terminais de autoatendimento ou através dos correspondentes Caixa Aqui.

O Pasep pode ser consultado pelo site do Banco do Brasil ou na Central de Atendimento do Banco, nos números 4004-0001 ou 0800 729 0001, ou ainda por meio do Alô trabalhador – Telefone 158.

Outras formas de consulta

O trabalhador poderá fazer a consulta ainda pelo aplicativo Caixa Tem em relação ao valor do abono salarial PIS/Pasep.

A consulta do benefício pode ser feita ainda por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ainda via telefone 158.

Consulta do Pis 2023 pelo CPF

Os trabalhadores do setor privado que estão em dúvida se terão direito a receber o Pis/Pasep poderão fazer a consulta de duas formas:

  • Pelo site ou aplicativo da Caixa.

Os trabalhadores do setor público poderão consultar pelo CPF ou pelo número de inscrição do Pasep no site do Banco do Brasil. A inscrição no Pasep pode ser conferida via Carteira de Trabalho do servidor.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.