As pessoas que recebem o dinheiro do Auxílio Brasil todo mês, assim como qualquer outro benefício social de distribuição de renda que seja, portanto, operado e administrado pelo Governo Federal, pode pedir o chamado Empréstimo Consignado.
Auxílio Brasil
Empréstimo Consignado
O que é?
Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil é uma modalidade de crédito na qual a parcela mensal é descontada de forma direta da folha de pagamento do cidadão.
Falando de uma forma geral, o empréstimo consignado é um tipo de crédito que é consideravelmente mais barato quando é comparado com outras modalidades que costumam ser oferecidas pelo mercado financeiro em geral.

A questão é que como os bancos e as instituições financeiras que oferecem essa modalidade de empréstimo consignado contam com a garantia de que as parcelas serão pagas em dia, as taxas de juros que são cobradas podem ser consideravelmente menores do que o habitual.
Qual é o valor máximo do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Para as pessoas que recebem o valor do Auxílio Brasil todos os meses, o valor máximo será aquele em que os pagamentos mensais podem comprometer um limite de até 40% como desconto do valor mensal do benefício social de distribuição de renda.
E qual é a taxa de juros desse empréstimo consignado?
A lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional não estabelece um limite para a cobrança da taxa de juros.
Nesse sentido, o que ficou, portanto, definido, é que cada banco e instituição financeira que então possui o interesse de oferecer o empréstimo consignado é que deve decidir quanto é que vai cobrar em relação à taxa de juros do novo crédito.
Mas afinal, como é feito o pagamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
Na verdade, essa é uma pergunta que é muito simples de responder.
O Ministério da Cidadania é a instituição que terá a responsabilidade de aplicar o desconto das parcelas do empréstimo consignado diretamente nos valores mensais que são pagos a título de Auxílio Brasil.
Dessa forma, o que o cidadão beneficiário do programa social Auxílio Brasil vai receber é somente o valor que restar logo depois da aplicação desse desconto, que nada mais é do que, na verdade, o próprio pagamento do empréstimo consignado.
Mas então, o que acontece se eu não conseguir pagar o empréstimo consignado?
Praticamente, essa chance do não pagamento não existe.
Nesse sentido, considerando que a parcela do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é descontada de forma direta do valor do benefício social, a possibilidade de o pagamento faltar não existe.
Principalmente por conta disso, se pode dizer que a modalidade do empréstimo consignado do Auxílio Brasil se trata de um tipo de crédito que conta com um menor risco de endividamento para o cidadão brasileiro que o contrata e o solicita.