O que cai nas provas do PISM da UFJF?

O que cai nas provas do PISM da UFJF, que contará com mais de 40.000 candidatos para a edição de 2020, que terá 2.323 vagas, distribuídas em 72 cursos de graduação, ministrados nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Módulo I e II

De acordo com a UFJF, a pontuação é cumulativa, sendo que os Módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

  • No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fazem prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo.
  • No segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada.
  • As questões objetivas valem 1 ponto cada, alcançando um total de 40 pontos.
  • As questões discursivas valem 5 pontos, em que o candidato por obter a pontuação 80.

Módulo III

Ainda conforme a UFJF, a escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.

  • No primeiro dia, todos os estudantes fazem prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As provas discursivas para a área de economia e administração são de língua portuguesa, matemática e sociologia. Quem optar por cursos do domínio de exatas faz provas discursivas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos aos cursos da área de humanas precisam discorrer sobre questões ligadas à língua portuguesa, literaturas e sociologia. Já para os candidatos ao campo da saúde, as perguntas discursivas são sobre língua portuguesa e biologia.
  • No segundo dia de provas do módulo III, todos os participantes fazem prova objetiva de física, química, geografia e história. Para área de economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química.
  • No módulo III, as questões objetivos valem 1 ponto cada e possibilitam que o candidato alcance o total de 40 pontos. As questões discursivas valem até 100 pontos.

Acesse o Acesse o conteúdo programático Pism 2020

Qual a nota máxima do Pism?

A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos, multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

As provas do Pism 2020 são realizadas das 13h às 17h30, em cinco cidades que são Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, no estado de Minas Gerais; e em Petrópolis e Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.