O INEP anulou uma questão de Ciências Humanas do Enem 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, hoje, dia 19 de novembro; sobre a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019.

A questão que foi anulada é a número 90 do Caderno Azul; 78 do Caderno Amarelo; 66 do Caderno Branco e 72 do Caderno Rosa.

Questão Enem 2019 anulada

Questão Enem 2019 anulada

Motivo para anulação da questão

O Inep identificou que a referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

Como ficará o cálculo da TRI?

De acordo com o Inep, o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI); considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Diante do exposto, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público.

As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.

Resultado do Enem 2019

Os resultados do Enem 2019 serão publicados em janeiro de 2020. Para os treineiros, aqueles que não irão concluir o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020. Após a divulgação do resultado serão disponibilizadas as inscrições para o Sisu 2020.

Inscrição Sisu 2020

O candidato poderá fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020, no site do MEC; desde que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, com nota na redação diferente de zero e não seja candidato treineiro.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.