Enem 2021: Quando sai o resultado da isenção de taxa?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para solicitar isenção de taxa do Enem 2021 e para justificar a ausência do Enem 2020.

De acordo com o INEP, o candidato que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e faltou aos dois dias de prova, deverá justificar a sua ausência para ter direito a nova isenção de taxa no Enem 2021.

Enem 2021: Isenção de taxa e justificativa de ausência Enem 2020

O candidato deve acessar o site <enem.inep.gov.br/participante>, no período de 17 a 28 de maio de 2021(horário de Brasília-DF), e preencher os dados solicitados pelo sistema para solicitar a isenção de taxa e para justificar a ausência na edição do Enem de 2020.

Resultado e recursos

Conforme edital, o  resultado da isenção de taxa será liberado no dia 9 de junho de 2021, por meio do site <enem.inep.gov.br/participante>.

Os recursos serão recebidos no período de 14 a 18 de junho, por meio da página do participante. O resultado dos recursos será liberado no dia 25 de junho.

Edital Enem 2021

O edital do Enem 2021, que será divulgado em breve, terá todas as informações para realização do exame, estrutura das provas, cronograma e critérios de avaliação.

Para que servem as notas do Enem 2021?

Abaixo os programas e seleções que utilizam as notas do Enem para acesso de estudantes no ensino superior:

1-Vagas no Sisu: Por meio da nota do Enem o estudante disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá ainda para a disputa de bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. São oferecidas Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades por meio do Prouni, Programa Universidade para Todos.

3-Financiamento Fies: Para o estudante que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem.

4- Possibilidade de ingresso em mais de 50 Instituições Portuguesas.

5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais, por meio da nota do Enem, que valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

6-Complemento ao vestibular: Várias instituições de Ensino utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.

7- Substituição ao Vestibular: Instituições de Ensino utilizam ainda as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.

8-Seleção para vagas ociosas: Após a realização de todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam ainda as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.

9-Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições utilizam as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus diversos cursos de graduação.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.