De acordo com o INEP, o candidato que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e faltou aos dois dias de prova, deverá justificar a sua ausência para ter direito a nova isenção de taxa no Enem 2021.
- Enem 2021 Inscrição de 28 de junho a 9 de julho
- Enem 2021: Isenção de taxa e justificativa de faltas Enem 2020
- Documentos para justificativa de ausência Enem 2020
- Documentos para solicitar isenção de taxa do Enem 2021
Enem 2021: Isenção de taxa e justificativa de ausência Enem 2020
O candidato deve acessar o site <enem.inep.gov.br/participante>, no período de 17 a 28 de maio de 2021(horário de Brasília-DF), e preencher os dados solicitados pelo sistema para solicitar a isenção de taxa e para justificar a ausência na edição do Enem de 2020.
Resultado e recursos
Conforme edital, o resultado da isenção de taxa será liberado no dia 9 de junho de 2021, por meio do site <enem.inep.gov.br/participante>.
Os recursos serão recebidos no período de 14 a 18 de junho, por meio da página do participante. O resultado dos recursos será liberado no dia 25 de junho.
Edital Enem 2021
O edital do Enem 2021, que será divulgado em breve, terá todas as informações para realização do exame, estrutura das provas, cronograma e critérios de avaliação.
Para que servem as notas do Enem 2021?
Abaixo os programas e seleções que utilizam as notas do Enem para acesso de estudantes no ensino superior:
1-Vagas no Sisu: Por meio da nota do Enem o estudante disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.
2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá ainda para a disputa de bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. São oferecidas Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades por meio do Prouni, Programa Universidade para Todos.
3-Financiamento Fies: Para o estudante que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem.
4- Possibilidade de ingresso em mais de 50 Instituições Portuguesas.
5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais, por meio da nota do Enem, que valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.
6-Complemento ao vestibular: Várias instituições de Ensino utilizam as notas do Enem como complemento para o Vestibular.
7- Substituição ao Vestibular: Instituições de Ensino utilizam ainda as notas do Enem para ingresso em seus cursos de graduação, de forma que o estudante fique dispensado de realizar as provas para ingresso.
8-Seleção para vagas ociosas: Após a realização de todas as chamadas pelo Sisu, as universidades públicas utilizam ainda as notas do Enem para ingresso nas vagas ociosas de seus cursos.
9-Seleção para transferência de cursos de graduação: As instituições utilizam as notas do Enem para selecionar os candidatos a transferência para seus diversos cursos de graduação.