(USS/2024) Os novos moradores mudam-se gradualmente para essas regiões da cidade, atraídos por características como arquitetura das construções, infraestrutura, localização acessível ou privilegiada e baixo custo em relação a outros bairros. A concentração desses novos moradores tende a provocar a valorização econômica da região, aumentando os preços do mercado imobiliário e o custo de vida local, e levando à expulsão dos antigos residentes e comerciantes. Isso impacta, sobretudo, as populações mais vulneráveis e com menos opções de mobilidade no território urbano.
Adaptado de Roger Marza, Revista Galileu, edição 376, julho de 2023.
O processo socioespacial descrito é denominado:
A) gentrificação.
B) verticalização.
C) metropolização.
D) descentralização.
RESOLUÇÃO:
O trecho apresentado descreve um processo em que áreas urbanas passam por valorização econômica a partir da chegada de novos moradores com maior poder aquisitivo, o que leva à expulsão dos antigos residentes, especialmente os de baixa renda. Esse fenômeno tem impactos significativos sobre a dinâmica social e econômica das cidades, elevando preços de imóveis e o custo de vida local.
Esse processo é conhecido como gentrificação, termo que se refere à transformação de bairros populares em áreas valorizadas, o que atrai moradores de classes sociais mais altas. A gentrificação normalmente beneficia o mercado imobiliário, mas prejudica populações mais vulneráveis, que acabam forçadas a deixar essas regiões.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre urbanização, da FMP 2023
– Resolução da questão sobre urbanização, da Unesp 2021
– Questão resolvida sobre urbanização, da FMP 2021