(UFJF-Pism/2023) “Situada entre as placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiática, no encontro de dois continentes, a fenda de Silfra, na Islândia, é um dos locais de mergulho mais famosos do mundo, popular entre os turistas que se aventuram em suas águas geladas a cada verão. No coração do Parque Nacional de Thingvellir, à beira de um dos maiores lagos da Islândia, corredores de rochas submersas formam cavidades profundas entre os dois continentes, que se afastam cerca de dois centímetros a cada ano”.
Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/afp/2022/07/30/famoso-por-turistas-conheca-o-mergulho-entre-dois-continentes-naislandia.htm
A) Ao movimento divergente das placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiática que, após a fragmentação da Pangeia, constituíam a Gondwana.
B) Ao contínuo afastamento das placas tectônicas Norte-Americana e Eurasiática que, após a fragmentação da Pangeia, constituíam a Laurásia.
C) À paulatina aproximação das placas tectônicas do hemisfério norte que, com o passar do tempo geológico, irão constituir o supercontinente Rodínia.
D) Ao movimento de convergência das placas tectônicas do hemisfério norte derivada da fragmentação do supercontinente Amásia.
E) À descoberta a partir da exploração submarina do assoalho oceânico de um novo continente denominado Zelândia.
RESOLUÇÃO:
A Islândia situa-se na chamada Dorsal Meso-Atlântica (Cordilheira Mesoatlântica), entre o limite das placas tectônicas do continente norte-americano e o da Eurásia (no passado, era a Laurássia); placas que continuam afastando uma da outra, conforme citado no enunciado da questão.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre placas tectônicas, da UFRGS 2023