Questão resolvida sobre arte contemporânea, da UEL

(UEL/2018) Leia o texto a seguir.
A produção de Rivane Neuenschwander caracteriza-se por uma atenção incomum ao detalhe. É um olhar que implica inclinar-se, deslocar-se do ponto de vista cotidiano de um bípede ereto, ver o chão e vê-lo de perto, sempre através de uma lente de aumento. […] Opera-se uma mudança de escala, não na imagem, mas em nosso ponto de vista, em nossa percepção.

(Adaptado de: ZACCAGNINI, C. Rivane Neuenschwander. In: PEDROSA, A. (org.) Através: Inhotim. Brumadinho, MG: Instituto Inhotim, 2008, p. 310.)

Com base no texto, na figura 1 e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, assinale a alternativa correta sobre o trabalho de Rivane Neuenschwander.
A) Constitui um circuito a partir do qual é possível conferir no cotidiano as relações que até então eram invisíveis.
B) Requer que a percepção seja ativada por um movimento, e isso resulta em olhar para o mundo de modo acelerado.
C) Demonstra a alteração do campo perceptual de modo que o ponto de vista cotidiano apreenda os grandes eventos.
D) Repercute os sentidos da vida cotidiana ligados à alimentação e, por essa razão, nos apresenta elementos advindos dela.
E) Sugere que os objetos presentes no cotidiano, como texto, copo, água e ovo, são obras de arte.

RESOLUÇÃO (RESOLUÇÃO DA BANCA ELABORADORA DE PROVAS DA UEL)
A) Correta. O título, juntamente com os demais elementos que compõem o trabalho, constituem um jogo a partir do qual é possível olhar para o cotidiano com a percepção que o trabalho desperta, compreendendo novos jogos de sentido.
B) Incorreta. O tipo de percepção que o trabalho requer implica numa movimentação do tempo como que em suspenso, de modo desacelerado.
C) Incorreta. O exercício com um tipo de percepção não nos destitui do modo costumeiro de apreensão cotidiana, nem tampouco da atenção que requer um
grande evento.
D) Incorreta. Ainda que os elementos que encontramos no trabalho sejam, fundamentalmente, objetos do cotidiano, no contexto da produção da artista, não
funcionam a partir de suas especificidades contextuais, costumeiras e sim são deslocados para outras relações e percepções.
E) Incorreta. Na arte contemporânea, as possibilidades múltiplas de uso dos materiais não conferem a eles o estatus de arte, para tanto, é necessário uma operação e, no caso do trabalho de Neuenschwander há, nesse sentido, a justaposição e o deslocamento.
RESP.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre artes, da Unesp 2016-2

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.