Questão comentada sobre movimentos migratórios, da Fuvest.

(Fuvest/2015) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:

A) Até o século XIX, as nações norteͲamericanas destacaramͲse como emissoras de migrantes, enquanto, hoje em dia, encontram-se entre as principais receptoras desses fluxos, sobretudo os originários do continente africano.
B) Diferentemente do que ocorreu no século XIX, os recursos envolvidos são um traço diferenciador na atualidade, pois remessas enviadas por migrantes originários de nações pobres, como Haiti e Jamaica, são, muitas vezes, utilizadas para sustentar suas famílias no país de origem, além de representarem parte significativa do PIB desses países.
C) Países europeus, como Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, foram importantes emissores de migrantes no século XIX e continuam a figurar, hoje em dia, dentre os países com maior fluxo migratório para os EUA.
D) No século XIX, a emissão e a recepção de migrantes concentravam-se na Europa, enquanto, na atualidade, a emissão restringe-se à América do Sul e a recepção tem alcance global.
E) O movimento migratório do continente africano para a Ásia foi significativo no século XIX e, atualmente, apresenta importante crescimento decorrente de políticas de cooperação internacional (Ásia/África) para o desenvolvimento socioeconômico africano, especialmente para Angola e África do Sul.

Resolução:
A) Falsa. Os Estados Unidos não são os principais receptores de migrantes da África.
B) Verdadeira. Devido ao baixíssimo poder aquisitivo da população, é comum o envio de remessas de recursos dos migrantes aos parentes nos seus respectivos países de origem.
C) Falsa. Esses países não estão entre os principais emissores de migrantes.
D) Falsa. A emissão de migrantes não está restrita à América do Sul.
E) Falsa, uma vez que o movimento migratório do continente africano para a Ásia não está relacionada a políticas de cooperação internacional para o desenvolvimento africano.
Resp.:

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.