INSS: Novo calendário para prova de vida 2021-2022

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará por algumas alterações que serão implementadas a partir de 2022.

Conforme Portaria do INSS, a partir de janeiro de 2022, o calendário da prova de vida do INSS considerará o mês de aniversário do segurado, e não mais o último período no qual o procedimento foi realizado no ano anterior.

Anúncio

Tal mudança foi recomendada por parlamentares, e tem o propósito de deixar o esquema mais organizado.

Vale lembrar que a prova de vida permanece suspensa após decisão recente que derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro. Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2021, os segurados do INSS não são obrigados a realizar a comprovação de vida.

Durante este período não será preciso se preocupar com os bloqueios dos benefícios previdenciários.

Publicidade

A portaria determina que a prova de vida pode ser realizada por livre e espontânea vontade, e as instituições financeiras são obrigadas a oferecerem a opção de atualização dos dados cadastrais.

Com o novo prazo, os segurados do INSS que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020, deverão começar a renovação de fé no início do ano que vem.

Anúncio

O procedimento deve ser feito por meio da agência bancária na qual recebe o salário previdenciário ou ainda pela biometria facial ou digital. É o caso das provas de vida que vencem entre outubro e dezembro de 2021, cujos novos prazos passarão a valer a partir de janeiro de 2022.

Cronograma de rotinas de prova de vida INSS 

Publicidade
Sair da versão mobile