INSS: como obter o Informe de Rendimento para o IRPF

Embora algumas pessoas ainda não tenham conhecimento disso, é fato que o Informe de Rendimentos do INSS pode ser emitido diretamente da Internet. E este é um procedimento que é, em sua essência, muito simples de ser feito, além de ser um recurso muito útil para todos os aposentados e pensionistas do INSS que precisam fazer a sua Declaração de Imposto de Renda neste ano de 2021.

Ou seja, o Informe de Rendimentos do INSS é importante que seja emitido pelos beneficiários do INSS que precisam documentar os seus rendimentos e as suas receitas que foram obtidas por meio dos benefícios do instituto.

Além disso, é importante esclarecer que a emissão do documento que informa quais foram os rendimentos do INSS é gratuita e somente exige um cadastro rápido no site do Meu INSS, para além das credenciais da sua conta Gov.br.

Neste ano de 2021, a Declaração de Imposto de Renda – DIRPF deve ser enviada entre os dias 1 de março de 2021 e 30 de abril de 2021. Ou seja, são 2 (dois) meses que os contribuintes tem para preencher as suas respectivas declarações e finalizá-las a tempo de não perder o prazo que está estabelecido pela Receita Federal.

Afinal, os contribuintes que não obedecerem a este prazo da Receita Federal para a entrega da Declaração do Imposto de Renda estão sujeitos a pagar uma multa que é de 20% sobre o seu imposto devido ao Fisco. Ou seja, o pagamento desta multa representa um risco que nenhum brasileiro que precisa prestar as suas contas para a Receita Federal deveria correr.

Logo em seguida, você pode conferir como conseguir pegar o seu Informe de Rendimentos do INSS para declarar para o IRPF 2021.

Como emitir o Informe de Rendimentos do INSS para o IRPF 2021 – Passo a Passo

O procedimento que será ensinado logo a seguir considera um passo a passo que é feito pelo computador, mas as mesmas opções e caminhos que serão apresentados logo abaixo são os mesmos que podem ser feitos pelos aparelhos celulares cujo sistema operacional é o Android ou o iOS (aparelhos Apple).

Então, seja no computador ou no celular, é só você seguir o mesmo passo a passo para emitir o seu Informe de Rendimentos do INSS do ano passado. Afinal, a Declaração de Imposto de Renda 2021 utiliza o ano base 2020, assim como acontece em todo começo de ano. Os dados necessários são referentes ao período anual que já passou, e não ao vigente.

1º Passo – Acessar o Portal de Serviços do aplicativo Meu INSS e clicar na opção de “Entrar”. É esse o caminho que você precisa fazer para realizar o seu login usando o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e senha, ou para se cadastrar, caso ainda não tenha um cadastro ativo nesta plataforma.

2º Passo – Agora, é o momento de entrar com o seu CPF e a sua senha que foram cadastrados na sua conta Gov.br. E para se cadastrar neste sistema Gov.br, você só precisa clicar na opção que diz o seguinte: “Crie a sua conta gov.br”.

3º Passo – Logo em seguida, você deve fazer a escolha por uma das opções de cadastro que vão aparecer na tela para fazer a validação da sua identidade e, dessa forma, terminar de criar a sua conta na plataforma.

Nesse momento, as Opções de Cadastro que vão aparecer na sua tela são as seguintes:

  • Validação Facial no App Meu Gov.br
  • Bancos Credenciados
  • Internet Banking
  • Número do CPF
  • Certificado Digital
  • Certificado Digital em Nuvem

Portanto, você deve clicar em uma das opções que foram citadas anteriormente para continuar fazendo o seu cadastro.

4º Passo – Caso seja assim necessário, você vai precisar autorizar o site do Meu INSS a acessar os seus Dados Pessoais. Para fazer isso, é só clicar na opção “Autorizar” logo no final da tela.

5º Passo – Logo depois de fazer o seu login no site do Meu INSS, você deve rolar a tela até que encontre uma seção chamada “Serviços em Destaque”. Logo em seguida, clique na opção do “Extrato de Imposto de Renda” ou na opção “Extrato IR”, que está localizada logo na barra superior da tela. Ao clicar em algumas destas 2 (duas) opções, o seu Informe de Rendimentos do INSS vai ser exibido de forma automática.

E é assim que você vai conseguir ter acesso a todas as informações que constam no seu Informe de Rendimentos do INSS e poderá registrar estes dados na sua Declaração de Imposto de Renda 2021 até o dia 30 de abril de 2021.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.