FGTS 2021: Governo vai liberar o saque das contas inativas?

No ano passado, em 2020, o Governo Federal liberou o Saque Emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS. O objetivo da liberação deste Saque Emergencial do FGTS em 2020 foi o de diminuir os impactos negativos da crise econômica que foi causada como consequência da crise sanitária que se instalou no país a partir do novo vírus em meados do mês de março do ano passado.

Com isso, um número de aproximadamente 51 milhões de trabalhadores foi beneficiado com a liberação de saques de até 1045 reais por pessoa. O valor é equivalente ao salário mínimo do ano passado, mas conseguiu salvar o orçamento doméstico de muitas famílias que, a partir de então, se viram dependentes da liberação deste dinheiro em um momento em que a renda mensal familiar foi diretamente prejudicada pela crise.

De acordo com informações da própria Caixa Econômica Federal (CEF), mais de 36 bilhões de reais já foram pagos, o que é equivalente a 96,7% do total previsto para o Saque Emergencial do FGTS. E este é um montante que estava disponível para os trabalhadores que fizeram a solicitação do saque por meio do aplicativo do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020. Afinal, era esse o prazo final para que os trabalhadores fizessem a sua solicitação de saque das suas contas ativas e inativas de FGTS.

A autorização do Saque Emergencial do FGTS foi concedida por meio da Medida Provisória de número 946, de 2020. E esta é uma medida que estabeleceu que o trabalhador poderia receber um valor de até 1045 reais, de acordo com o saldo que estava disponível nas suas respectivas contas de FGTS.

O cronograma de liberação do saque do FGTS foi definido de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Em primeiro lugar, o valor do FGTS era depositado na conta poupança social digital da Caixa. E dessa forma, o valor poderia ser movimentado somente por meio do aplicativo Caixa Tem, que é o app em que esse tipo de poupança digital do banco público pode ser acessado e administrado pelo trabalhador. Em seguida, em uma data posterior, o valor do FGTS era liberado para os procedimentos de saque e transferência.

FGTS 2020 – Alguns valores voltaram para as contas do trabalhador

A Caixa Econômica Federal – CEF informou que 12 bilhões de reais foram devolvidos para as contas de FGTS dos trabalhadores. Esse movimento aconteceu por que os trabalhadores que receberam os valores não os movimentaram. E com isso, os recursos financeiros retornaram para as contas de FGTS com as suas devidas correções.

O retorno dos valores para as contas de FGTS acontece no momento em que o trabalhador não movimenta o dinheiro que recebeu. Isso também acontece quando o trabalhador que recebe o Auxílio Emergencial, por exemplo, não movimenta o dinheiro que foi depositado em sua conta poupança social digital da Caixa.

FGTS em 2021 – Vai ser liberado ou não?

Nos bastidores do governo, muito tem se comentado recentemente sobre um novo Saque Emergencial do FGTS neste ano de 2021. E isso tem grandes chances de acontecer, uma vez que a crise sanitária ainda se prolonga e a crise econômica, portanto, não tem data para chegar ao fim.

Com um novo Saque Emergencial do FGTS em 2021, é certo que o interesse por sacar o benefício continuará forte neste ano, pois inclusive, muitos trabalhadores que tinham o direito de sacar o seu FGTS no ano passado não o fizeram em 2020. E sendo assim, o FGTS 2021 seria a oportunidade deste grupo de trabalhadores de sacar os valores do benefício em uma nova leva de pagamentos neste ano.

Como consultar o valor do FGTS 2021?

Para obter maiores informações sobre o Saque Emergencial do FGTS 2021, o trabalhador pode acessar o seguinte site fgts.caixa.gov.br ou fazer o seu cadastro no aplicativo FGTS, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Este tipo de consulta também pode ser feito nos canais de atendimento da Caixa, como o Internet Banking e a Central de Atendimento 111, clicando na opção 2. E além disso, também é importante acompanhar as notícias para saber quando um novo Saque Emergencial do FGTS 2021 vai ser liberado pelo governo.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.