CAIXA Tem antecipa auxílio emergencial, FGTS e PIS em 2021

O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Econômica Federal – CEF que foi criado pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso de todos os brasileiros a um conjunto variado de serviços sociais e a diversas transações bancárias que, em tempos de pandemia, é mais interessante que sejam feitas de forma online e não presencialmente.

Em outras palavras, o Caixa Tem é um aplicativo cuja criação se deu em um momento onde se evidencia a necessidade de movimentar vários recursos de benefícios sociais importantes, especialmente no atual período de crise sanitária pelo qual estamos passando atualmente.

E dentre estes recursos, se pode citar como por exemplo, os seguintes benefícios:

  • Auxílio Emergencial
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP
  • Programa de Integração Social – PIS
  • Benefício Emergencial – BEm

Ou seja, a partir do aplicativo Caixa Tem, tornou-se possível dar a oportunidade para os brasileiros movimentarem os benefícios sociais que foram citados anteriormente.

Além disso, o aplicativo Caixa Tem também possibilita compras pela Internet por meio da utilização do Cartão de Débito Virtual, um cartão que é gerado de forma rápida e gratuita dentro do próprio aplicativo. Ou seja, se você já tem um cadastro ativo dentro do aplicativo Caixa Tem, é certo que o seu cartão de débito virtual já está disponível para ser utilizado em diversas compras de diversos estabelecimentos comerciais.

Caixa Tem – Pagamento de Benefícios e Liberação de Saques em Espécie

As compras com o aplicativo Caixa Tem também podem ser feitas por meio de um QR Code que é gerado pelo comerciante na própria maquininha do estabelecimento comercial em que se pretende finalizar uma compra com o auxílio do app.

No que diz respeito ao recebimento do benefício social, o valor é, em primeiro lugar, creditado no aplicativo Caixa Tem para que, logo em seguida, seja liberado o saque em espécie e as transferências entre contas em uma data específica que é definida previamente pelo governo federal e divulgada posteriormente pelos mecanismos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Geralmente, a liberação de saques e transferências dos valores que foram creditados pelo governo nas contas digitais da Caixa acontece em questão de semanas. Apesar disso, no entanto, é fato que muitos brasileiros, por vezes, se queixam de dificuldades, especialmente no que diz respeito ao tempo de espera entre a liberação do crédito e a permissão do saque em espécie, para ter acesso ao dinheiro que foi depositado.

O esquema de depositar o dinheiro para que só depois, o saque seja enfim liberado, partiu de uma estratégia do governo federal para estimular o uso do aplicativo Caixa Tem para fazer compras direto no app. Sendo assim, uma vez que o dinheiro não é liberado para saque imediatamente, o brasileiro se vê na posição de movimentar o dinheiro por meio do aplicativo, caso a necessidade de movimentação dos valores se faça presente tão logo sejam creditados.

Aplicativo Caixa Tem permite a antecipação no pagamento de benefícios sociais

Em outras palavras, muitos brasileiros precisam usar o dinheiro disponível no Caixa Tem antes do dia de liberação do saque. E com isso, a única opção que esses brasileiros tem é a de movimentar o dinheiro a partir do aplicativo, e não fora dele. Afinal, o app foi criado exatamente para isso, para que se possa receber e movimentar valores de forma mais rápida, prática e acessível para aqueles que recebem algum dos benefícios que nele são creditados pelo governo. Dentre eles, o Auxílio Emergencial, o FGTS e o PIS.

Por isso, é certo dizer que o pagamento de benefícios como estes que foram citados anteriormente é antecipado pelo Caixa Tem. Pois uma vez que a data de liberação de saques e transferências é definida, isso significa que o depósito dos valores acontece antes dos dias que são definidos no calendário. Ou seja, mesmo antes de poder sacar o valor de um benefício, o brasileiro já pode movimentar todo o dinheiro que recebeu sem problemas. Se assim for do seu interesse, é claro.

Neste ano de 2021, a expectativa é a de que o governo federal continue utilizando a ferramenta do aplicativo Caixa Tem para pagar benefícios de diferentes origens e espécies. Inclusive, se uma prorrogação do Auxílio Emergencial chegar a acontecer, é bastante provável que o Caixa Tem continue a ser a ferramenta de distribuição deste benefício para a população.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.