Caixa Tem: veja quem terá direito ao saque do PIS 2021

A Caixa Econômica Federal (CEF) já concluiu os pagamentos do abono salarial PIS 2020 / 2021 (ano base de 2019) aos mais de 22 milhões de trabalhadores brasileiros que tem direito a receber o benefício. Foram cerca de 17 bilhões de reais em recursos que foram liberados pelo Governo Federal até fevereiro.

Para os brasileiros que possuem uma conta corrente na Caixa, o dinheiro do abono salarial PIS foi transferido diretamente para a conta informada pelo trabalhador no momento do seu cadastro.

Abono Salarial

Por outro lado, para as pessoas que não são clientes da Caixa, uma conta poupança digital social foi aberta, o mesmo tipo de conta que foi criado e utilizado para que fossem feitos os pagamentos do benefício do Auxílio Emergencial a partir do mês de março de 2020.

Nesse sentido, é muito importante ficar atento, uma vez que o abono salarial PIS vai ficar disponível para os saques somente até o dia 30 de junho de 2021. Ou seja, em outras palavras, isso significa que após esta data, não será mais possível que o trabalhador faça o saque do seu benefício. Por isso, é fundamental prestar atenção ao calendário. Afinal, é a partir dele que cada recebimento se torna possível.

Saque do Abono Salarial PIS: Como pode ser feito

As chamadas contas poupanças digitais podem ser movimentadas por meio do aplicativo Caixa Tem, que é o aplicativo que permite o pagamento de contas domésticas, como por exemplo, as contas de água, luz, telefone e gás de cozinha, assim como também permite o pagamento de boletos bancários, compras por meio do Cartão de Débito Virtual e até mesmo a realização de compras com o uso de um QR Code, que nada mais é do que uma versão avançada do já famoso e conhecido por todos Código de Barras. Nos estabelecimentos parceiros, todos estes tipos de compras e pagamentos podem ser feitos diretamente do aplicativo Caixa Tem.

Naqueles casos em que o valor do abono salarial PIS não pode ser creditado em uma conta existente ou na poupança digital social, o trabalhador vai ter a oportunidade de realizar o saque com o seu Cartão do Cidadão, assim como também fazê-lo por meio de senha nos terminais de autoatendimento, nas unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui.

Além disso, obviamente, as agências da Caixa também prestam este tipo de atendimento para todos os trabalhadores brasileiros que desejam fazer o saque do seu abono salarial. Ou seja, no atendimento presencial, não poderia ser diferente. A novidade, nesse sentido, é que uma série de alternativas estão sendo oferecidas no ambiente digital para que o trabalhador não precise sair de casa para receber os benefícios sociais a que ele tem direito.

Para os servidores públicos que estão inscritos no PASEP, os recursos financeiros são pagos pelo Banco do Brasil (BB) e assim ficam disponíveis pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos, que começam a ser contados a partir do encerramento do exercício, de acordo com o que determina a decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os abonos salariais que não são sacados são transferidos de forma automática para o próximo exercício, sem a necessidade de que o trabalhador faça esse tipo de solicitação para que venha a receber os valores posteriormente.

Quem tem direito a receber o PIS?

Tem direito a receber o abono salarial PIS 2020/2021, o trabalhador que está inscrito no PIS há um tempo de, no mínimo, 5 (cinco) anos e que tenha trabalhado formalmente por, pelo menos, 30 (trinta) dias no ano de 2019, com uma remuneração mensal média de, no máximo, 2 (dois) salários mínimos.

Além disso, é também necessário que as informações tenham sido todas informadas corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social, de acordo com a categoria em que a empresa se encontra. A categoria da empresa deve estar correta e, portanto, recebem o benefício na Caixa aqueles trabalhadores que estão vinculados a entidades ou a empresas privadas.

A consulta para saber se você tem direito a receber o benefício do abono salarial PIS, assim como os valores que estão à sua disposição para que sejam enfim sacados, pode ser feita por meio do aplicativo chamado Caixa Trabalhador. Esta consulta também pode ser feita pelo atendimento Caixa ao Cidadão, por meio de uma ligação para o número 0800 726 0207. E pela Internet, o site para fazer essa consulta do abono salarial PIS é o seguinte: www.caixa.gov.br/abonosalarial.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.