Aplicativo CAIXA TEM: veja como desbloquear nas Casas Lotéricas

As Casas Lotéricas, a partir do último dia 30, passaram a ter uma nova funcionalidade para os beneficiários do auxílio emergencial. Desde a última sexta-feira é possível desbloquear o app Caixa Tem nas mais de treze mil agências das Casas Lotéricas espalhadas pelo país.

Antes, tal ato só era possível de ser praticado nas agências físicas da Caixa Econômica Federal – CEF. A intenção central da referida empresa pública bancária é, com a descentralização do serviço de desbloqueio do aplicativo do auxílio emergencial, deixar o foco do atendimento das agências da CEF para aqueles que tentam sacar o valor do seu benefício e os demais clientes. Isso porque, desde que o saque do primeiro ciclo de pagamentos do auxílio emergencial de 2021 foi liberado, notou-se superlotação em todas as agências da Caixa, gerando aglomerações e alto tempo de espera para atendimento.

Para praticar o ato de desbloqueio do aplicativo, é preciso que o titular do benefício compareça à agência da CEF munido de documento de identidade com foto e portando o celular no qual o Caixa Tem está instalado. Com isso, o atendente realizará o desbloqueio do app e o cadastramento de uma nova senha.

Ademais, também será possível realizar a ativação do Caixa Tem, disponível para aqueles que nunca utilizaram o app e agora não conseguem acessá-lo. A vantagem é que, logo após a realização do procedimento desejado, o beneficiário poderá sacar o valor que desejar diretamente na Casa Lotérica, sem sequer ter a necessidade de gerar um código de saque por meio dos comandos tecnológicos do Caixa Tem.

No entanto, vale lembrar que a emissão do código de saque, exigível em todas as instituições bancárias, é procedimento simples e rápido. Para tanto, basta logar no app do Caixa Tem e, em seguida, selecionar a opção “saque sem cartão”. Em continuidade, bastará o beneficiário clicar em “gerar código de saque” e inserir novamente a senha cadastrada, para que, enfim, tenha acesso ao código.

O mencionado código terá prazo de validade de uma hora e deverá ser apresentado no momento de saque do valor referente ao auxílio emergencial. Cabe destacar a necessidade de observância do calendário estipulado para saques e transferências, com divulgação massiva pela Caixa Econômica Federal.

O Caixa Tem ainda dispõe de outra funcionalidade, que é o pagamento de contas direto pelo aplicativo. É possível utilizar o cartão de débito virtual ou até mesmo realizar o pagamento via QR Code, pagando boletos, contas de luz, água, telefone, gás, entre outros serviços, tudo de forma inteiramente digital.

A novidade, entretanto, fica por conta da possibilidade de pagar essas contas sem o uso de qualquer cartão também nas Casas Lotéricas espalhadas pelo país.

Uma grande vantagem da conta poupança social digital, movimentada por meio do Caixa Tem, em relação às demais contas bancárias é que, naquela conta, não há cobrança de qualquer tipo de tarifa.

Enquanto as contas comuns contam com pacote de tarifas muitas vezes exorbitantes, com altas cobranças para realização de operações financeiras simples, como transferência e emissão de extrato bancário, a poupança social digital da CEF não faz qualquer cobrança para que o usuário a utilize em sua plenitude máxima.

Desse modo, o usuário do Caixa Tem poderá realizar depósitos em sua conta poupança social de até R$ 5.000 por mês, sem a cobrança de qualquer tipo de tarifa. Além disso, não há limite para a realização de depósitos, desde que não ultrapasse o valor mencionado. Quanto aos saques, é possível realizá-los duas vezes por mês, de maneira inteiramente gratuita. Essas atividades também podem ser feitas nas unidades das Casas Lotéricas.

O Governo Federal destaca que o objetivo primordial de desonerar as referidas operações financeiras do pagamento de tarifas e taxas é deixar o dinheiro do auxílio emergencial para uso livre do beneficiário, que deverá gastá-lo na manutenção do mínimo existencial próprio e da sua família, e não pagando transações bancárias. Com isso, agora as Casas Lotéricas reforçam o papel da CEF como intermediária no acesso ao benefício.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.