Calendário Enem 2024

Preparação e datas importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024

Enem ( Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma porta de entrada crucial para o ensino superior no Brasil, atuando como critério de seleção para universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com a aproximação do ENEM 2024, é fundamental que os candidatos estejam bem informados sobre o calendário do exame para planejar adequadamente sua preparação.

Anúncio

Calendário Enem 2024

A primeira etapa para os participantes é a solicitação de isenção de taxa e justificativa de ausência da edição de 2023. Todas as datas relativas à isenção da taxa do Enem foram liberados pelo INEP. Os candidatos deverão fazer a solicitação da isenção de taxa no período de 15 a 26 de abril.

Após esta etapa será realizada a inscrição, cuja data será liberada em breve, sendo uma oportunidade para aqueles que pretendem participar das provas do Enem.

As provas do Enem são realizadas no mês de novembro, em dois finais de semana, e são compostas por 180 questões e mais a elaboração de uma redação. O resultado é liberado no mês de janeiro do ano seguinte, e logo após são liberadas as inscrições para o Sisu, Prouni e Fies.

Publicidade

Preparação para as provas do Enem

A preparação para o ENEM deve começar bem antes das datas de aplicação das provas. Além do estudo autônomo, muitos candidatos optam por cursinhos preparatórios, que podem ser presenciais ou online. Confira o que estudar para o Enem e planeje sua rotina para se dar bem nas provas do Exame

O foco deve estar nas quatro áreas de conhecimento do exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Anúncio

As provas do ENEM 2024 são divididas em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de Linguagens, Ciências Humanas e a redação. No segundo dia, será a vez das Ciências da Natureza e Matemática.

Manter-se informado sobre o calendário do ENEM 2024 e as datas importantes relacionadas é essencial para uma preparação eficaz e para aproveitar ao máximo as oportunidades de acesso ao ensino superior no Brasil. A organização e o planejamento são chaves para o sucesso no exame.

Publicidade

FAQs- Perguntas frequentes

Quando começa a inscrição do Enem?

As inscrições para o ENEM 2024 devem começar no mês de maio, embora seja essencial verificar o site oficial do INEP para as datas exatas, pois podem haver alterações.

Como me inscrever para o Enem?

Para se inscrever no ENEM 2024, siga estes passos:

Anúncio

Como pedir a isenção de taxa do Enem?

Para pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024, você precisa atender a determinados critérios definidos pelo INEP, como estar em situação de vulnerabilidade econômica comprovada ou ser estudante de escola pública concluinte do ensino médio.

O pedido de isenção ocorre antes do período de inscrições, por meio do site oficial do ENEM. É necessário preencher um formulário específico e fornecer os documentos comprobatórios solicitados pelo INEP.

Anúncio

Como começar a estudar para o Enem 2024?

Começar a estudar para o ENEM 2024 envolve algumas estratégias:

O sucesso no ENEM requer planejamento, dedicação e um estudo orientado. Começar cedo e manter um ritmo constante de estudos é fundamental para uma boa preparação.

Sair da versão mobile