Enem 2020: Motivos para zerar a redação

Os candidatos ao Enem 2020 estão na reta final de preparação para as provas do Exame, que contará com quase seis milhões de candidatos.

Redação Enem 2020

A redação é uma importante etapa, pois ela é um dos critérios de desempate nos programas federais que são o Prouni e o Fies.

Motivos para tirar zero na redação do Enem

Conforme regra da Cartilha de Redação do Enem 2020, receberá nota zero se ela apresentar uma das características a seguir:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Extensão de até sete linhas;
  • Cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados no caderno de questões;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
  • Texto integralmente em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Texto Argumentativo-dissertativo

De acordo com a Cartilha, o texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Ele deverá ser fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza, pois é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião; e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

Objetivo do texto argumentativo-dissertativo

O objetivo do texto argumentativo-dissertativo é, em última análise, convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para tanto, mobiliza informações, fatos e opiniões, à luz de um raciocínio coerente e consistente.

Instruções importantes para a redação do Enem 2020

  • O candidato deverá escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível poderá não ser avaliada;
  • O título é um elemento opcional na elaboração da redação. Embora seja considerado linha escrita, não é avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência. No entanto, o título pode levar à nota zero da redação, se apresentar alguma característica passível de anulação (por exemplo: desenhos, sinais gráficos, impropérios etc.
  • O candidato não deverá fazer destaques no título ou marcas de finalização do texto que possam ser considerados desenhos ou formas de identificação.

Candidatos Autistas

Ainda de acordo com a Cartilha, a partir de 2020, as redações dos participantes que apresentam transtornos do espectro autista serão avaliadas por uma banca especializada. Serão adotados critérios de avaliação que levem em conta questões linguísticas específicas relacionadas ao autismo, em conformidade com o inciso VI do art. 30 da Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015 .

Fonte Cartilha Redação Enem 2020

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.