Prouni 2022.2: Quando começa a inscrição do Programa de Bolsas?

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital de adesão das Instituições de Ensino Superiores, ao Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2022.

Notas Enem

De acordo com o MEC, será possível utilizar a nota das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Prouni do segundo semestre de 2022.

Na edição do primeiro semestre do Prouni de 2021, de acordo com decreto assinado pelo Presidente da República, os estudantes que fizeram um dos dois últimos Enem (edições de 2021 e 2020) puderam se inscrever no programa.

Calendário Prouni 2022.2

O calendário e critérios do processo seletivo do Prouni 2022/2 serão definidos em edital, que será liberado em breve.

Inscrição

As inscrições para o programa serão realizadas no fim do mês de julho, mas ainda sem data definida, por meio deste site.

Quem pode se inscrever?

De acordo com as regras vigentes:

  • Para se inscrever no Prouni o estudante precisa ter feito uma das duas mais recentes edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até mesmo ambas as edições, que são o Enem 2021 e 2020.
  • Para quem fez essas duas edições do Enem, o sistema considerará a nota mais alta obtida nas provas.

Requisitos

  • Será necessário ter atingido a nota de, no mínimo, 450 pontos na soma das cinco provas do Enem.
  • O candidato não pode ter tirado nota zero na redação;
  • Nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Quais as principais mudanças no Prouni 2022/2?

Uma das alterações previstas na Portaria nº 422 sobre regularidade fiscal das faculdades participantes. De agora em diante, a verificação da regularidade fiscal e da inexistência de registro de pendência no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) das instituições deve ser feita a cada processo eletivo do Prouni, e não mais somente no início do 1º semestre.

Outra alteração que a portaria realizou é a possibilidade de participar do Prouni tendo feito pelo menos uma das duas edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até mesmo ambas as edições, que são o Enem 2021 e 2020. Até então, apenas era aceita a nota da edição mais recente da prova.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.