Estudar Psicologia: entenda como funciona a profissão

A Constituição do Brasil determina que a saúde é direito de todos. Ao ler isso, muitos pensam apenas na saúde física e esquecem de outra extremamente importante, que é a saúde mental. Os psicólogos garantem que a população tenha o apoio que necessita para exercer o seu direito constitucional.

Este curso forma os profissionais capazes de ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio emocional e também lidar com doenças mentais ou transtornos de personalidade. No começo, é muito fácil ter a impressão de que esta ajuda profissional se trata de apenas uma conversa. Mas a verdade é que, por trás dessa conversa aparentemente simples, há um conhecimento muito complexo que requer muito estudo.

Perfil do estudante de psicologia

Primeiro de tudo, se você quiser estudar psicologia, sabe que uma boa aptidão é necessária o gosto pela leitura. Durante todo o curso, há textos de autores que ajudaram imensamente na construção da área, e esses valores medidos são tanto a base teórica quanto a justificação para a prática.

Além da interpretação desses textos, outra característica importante é a capacidade de conversar e interagir com os outros. Já que, este é um curso que pede que você saiba trabalhar com as pessoas onde você deve conversar, escutar e aprender como realizar intervenções.

Portanto, é muito importante desenvolver a sensibilidade com a qual você pode entender o contexto da vida do outro e, além disso, ter a intenção de ajudar com suas perguntas.

O curso de Psicologia

O curso de psicologia tem uma duração média de cinco anos e tem duas qualificações: Bacharel e Licenciatura.

A licenciatura mantém a pessoa qualificada para agir com a educação. Ele pode trabalhar como professor ou consultor educacional, desenvolver métodos educacionais para treinamento básico, médio, técnico ou profissional.

O bacharelado visa se qualificar para aqueles especialistas na arte para prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade na população.

Algumas universidades oferecem as duas opções de formação e fazem a distinção entre os cursos já na época de registrar o aluno. Em outras instituições, os primeiros semestres do curso estão juntos as duas qualificações e somente após a conclusão deste período básico que o aluno deve decidir entre licenciatura e bacharelado.

As disciplinas dos cursos são principalmente teóricas e tratando as várias correntes e áreas de psicologia. O aluno aprende, por exemplo, sobre a psicologia clínica, social, educacional e organizacional, entre outras.

Um dos objetos dos psicólogos é entender o comportamento humano, porque estamos relacionados a outras pessoas e como lidamos com nossos sentimentos. Na faculdade, aprendem através de estudos sobre desenvolvimento psicológico em vários estágios de nossas vidas, as propriedades da doença e do distúrbio mental, como analisar e diagnosticar paciente e, principalmente técnicas psicológicas e processos para prevenir e tratar essas patologias.

O que é estudado na faculdade de psicologia?

Primeiro, conceitos e disciplinas básicos serão inseridos, por isso é normal que haja nos primeiros semestres com anatomia humana e neuroanatomia, filosofia e sociologia, história de psicologia e antropologia.

Ao longo do curso, materiais mais direcionados aparecerão para a introdução à zona de psicologia. Você estudará a sociedade em cursos de psicologia social, estudando o desenvolvimento de crianças e o processo de envelhecimento da psicologia e do desenvolvimento humano, aprenderá quais são os testes psicológicos e como usá-los em classes de avaliação psicológica e incluirá na aprendizagem outros conceitos importantes.

Depois de formar esta base, você terá classes mais profundas, que permitem um maior contato com a prática profissional. O estudo da natureza dos sofrimentos mentais começa com as aulas de psicopatologia. As classes de prática clínica ajudarão a identificar quais intervenções são as melhores para cada situação ou caso.

As aulas de ética apresentarão o Código de Ética de Psicologia, onde você aprenderá como atuar em todas as possíveis práticas profissionais em que envolverá no futuro.

Possibilidades de atuação

Depois de obter seu diploma, você será capaz de agir em qualquer uma das diversas áreas de psicologia, desde que a área escolhida esteja descrita pelo Conselho de Psicologia Federal. Descubra algumas das diferentes áreas de atividade em que o psicólogo pode agir:

Psicólogo escolar: Atua no campo da educação formal através de diagnósticos e intervenções de grupo ou individualmente, que envolve todas as partes do sistema educacional para o processo de ensino;

Psicólogo esportivo: Este profissional atua tanto no esporte de alto desempenho quanto para adultos e crianças que participam de atividades físicas;

Psicólogo hospitalar: Em hospitais e outras instituições similares que participam da prestação de serviços de saúde, trabalham com pacientes, familiares ou pacientes responsáveis;

Psicólogo social: Trabalha de acordo com a compreensão dos fenômenos sociais e coletivos por questioná-los e propor ações na esfera social;

Psicólogo clínico: Opera na área de saúde específica, em diferentes contextos, através de intervenções destinadas a reduzir o sofrimento dos indivíduos, levando em conta a complexidade do ser humano e sua subjetividade.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.