Estudar História: entenda como funciona a profissão

A história é um campo de conhecimento fascinante. Ele contém registros das culturas, nações e figuras que marcaram o desenvolvimento da civilização desde os primeiros tempos até os dias atuais. A história, muito mais do que documentar fatos do passado, permite que o conhecimento de atividades ocorridas em outros tempos sirva de justificativa para o presente.

Ao mesmo tempo, é útil para que as pessoas se reconheçam como parte de um processo mais amplo e saibam como agir no presente para construir o futuro a partir do conhecimento do passado.

Assim, o historiador estuda o passado humano em seus diversos aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Ele pesquisa e interpreta os acontecimentos de forma crítica, buscando salvar a memória da humanidade e ampliar o conhecimento sobre a condição humana.

A profissão de historiador é mais diversa do que muitas pessoas pensam. É comum associar as ocupações de história ao papel do professor, principalmente no ensino médio. No entanto, o aluno que optar por este curso descobrirá que existem várias, importantes e reconhecidas oportunidades de atuação na sociedade.

O mercado de trabalho do historiador no Brasil está em alta, à medida que aumenta o acesso à cultura e ao entretenimento.

Como é o curso de História?

No geral, o curso de história dura quatro anos. Existem dois tipos de formação: a licenciatura e o bacharelado, e o que os diferencia é a finalidade. O curso que é destinado a profissionais que desejam se dedicar à docência é o de licenciatura. Já aquele que deseja se tornar pesquisador profissional da área, deve estudar no curso de bacharelado.

O curso de licenciatura inclui disciplinas específicas da área da educação, como a didática e a psicologia educacional, que, entre outras coisas, ensinam métodos de ensino adequados e lidam com o aluno em situação de aprendizagem. Já o curso de bacharelado tem departamentos específicos sobre métodos e teoria da pesquisa histórica.

O programa do curso cobre a antiguidade, os tempos medievais, modernos e contemporâneos. A maioria dos cursos no Brasil dá mais atenção à história do país, bem como à história da América Latina.

Teorias e técnicas para escrever história incluem disciplinas como filosofia e teoria da história.

O curso exige do aluno muita dedicação à leitura e participação em eventos que complementam o treinamento. A preparação do trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatória, assim como a realização de, pelo menos, um estágio supervisionado.

Após, ele poderá exercer as diversas funções permitidas por sua profissão, bem como participar de cursos de pós-graduação, o que lhe garantirá a ampliação de conhecimentos e oportunidades profissionais.

O que um historiador faz?

O trabalho do historiador é estudar e compreender os acontecimentos que determinam a evolução da sociedade.

Vejamos, então algumas das principais funções deste especialista:

  • Ministrar aulas de história em escolas públicas e privadas, tanto em escolas de ensino fundamental quanto de ensino médio. No ensino superior, você pode ensinar história, arquitetura e planejamento urbano e museologia;
  • Desenvolver pesquisas em universidades e instituições culturais;
  • Trabalhar em entidades culturais e museus, ocupando cargos administrativos ou organizando exposições e administrando o acervo;
  • Assessorar produções teatrais, filmes, documentários e novelas da época;
  • Gerenciar documentos em arquivos públicos e privados;
  • Atuar nos órgãos de forma a preservar o patrimônio arquitetônico ou museológico;
  • Preparar materiais didáticos para as escolas.

O perfil do profissional de histórias

Espera-se que o historiador que acaba de sair da universidade tenha uma mente crítica para analisar friamente os acontecimentos históricos que ajudam a sociedade a entender seu tempo e que, também molda as questões relacionadas ao direito atual. Ele também deve ser um profissional comprometido com as questões éticas.

É importante, também, que o historiador tenha o compromisso com a ética e se esforce para ter uma formação interdisciplinar, onde ele poderá interagir com os conhecimentos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento.

Assim, sua formação intelectual será madura o suficiente para saber pensar de forma ampla, utilizando outros saberes acadêmicos além do conhecimento de sua área.

O trabalho do historiador em seu cotidiano consiste principalmente na busca de fontes que possam ajudar a desvendar o passado. Ele consultas bibliotecas, universidades, institutos de pesquisa e arquivos governamentais. Isso dá acesso a vários documentos, como cartas, diários, livros, jornais e revistas. A pesquisa também pode ser feita por meio de fotos, vídeos, e até itens como roupas e móveis.

Outras fontes de pesquisa são canções, lendas e contos populares. Em alguns casos, o historiador também entrevista outros especialistas ou pessoas que têm algo a dizer sobre seu estudo (por exemplo, parentes e amigos da pessoa cuja vida está sendo estudada).

Frequentemente, o historiador colabora com um arqueólogo, um especialista que estuda sociedades com objetos usados e fabricados no passado. Funciona assim: o arqueólogo descobre o objeto, analisa o material e compila um relatório; então, um historiador pode usar essas informações como fonte de pesquisa.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.