O benefício social Auxílio Brasil voltou a ser chamado de Bolsa Família, e terá como parcela mínima o valor de R$600. Os pagamentos referentes ao ano de 2023 serão iniciados em 18 de janeiro.
Inclusão de novas famílias
Conforme as regras, o Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no CadÚnico.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família 2023
O Ministério da Cidadania divulgou o calendário do Bolsa Família 2023, cujos dias de saque, em cada mês, do próximo ano, dependem do último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Veja as datas de pagamento do benefício para beneficiários com NIS terminado em 1 em 2023:
- 18 de janeiro
- 13 de fevereiro
- 20 de março
- 14 de abril
- 18 de maio
- 19 de junho
- 18 de julho
- 18 de agosto
- 18 de setembro
- 18 de outubro
- 17 de novembro
- 11 de dezembro
Como consultar Bolsa Família 2023?
Há diversas formas de consultar as informações e os valores referentes ao Programa Bolsa Família, anteriormente denominado Programa Auxílio Brasil. Tanto pelo telefone, quanto pelos canais digitais de comunicação.
Informações via Telefone
- O beneficiário do programa Auxílio Brasil pode ligar no número de telefone 121, que é do Ministério da Cidadania, para saber se ele tem o direito de receber o benefício social em determinado mês. Além disso, em caso positivo, é possível saber o valor que será pago.
- É possível ainda obter maiores informações sobre o benefício social diretamente na Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal – CEF, por meio do número de telefone 111.
Informações via Aplicativos
- Por meio do aplicativo Auxílio Brasil, que está disponível para download de forma gratuita nos dispositivos móveis cujo sistema operacional é o Android e/ou o iOS, é possível fazer o login utilizando a senha do aplicativo Caixa Tem. Se não tiver, basta fazer um cadastro
- Por meio do aplicativo Caixa Tem, podem ser consultadas informações sobre o benefício social em si, como por exemplo, o saldo e o pagamento das parcelas.