Questão comentada sobre deslocamento do equilíbrio.

Questão comentada sobre deslocamento do equilíbrio.
4 (80%) 3 vote[s]

(UFSCar) As equações apresentadas a seguir representam equilíbrios químicos estabelecidos separadamente no interior de cilindros dotados de êmbolos móveis. Considerando que cada cilindro terá seu volume reduzido à metade do valor inicial, mantida a temperatura constante, assinale a alternativa que representa o equilíbrio afetado por esta alteração.

Resolução:
Com a redução do volume à metade, haverá aumento da pressão, que interfere no deslocamento do equilíbrio quando os componentes são gasosos e HÁ UMA DIFERENÇA ENTRE O NÚMERO DE MOLES no lado dos reagentes e no lado dos produtos.
Considerando as opções dadas, temos:
A) Há 1 mol de O2(g ) como reagente e 1 mol de CO2(g) como produto. Logo, a variação da pressão não provocará nenhum efeito.
B) Há 2 moles de reagentes no estado gasoso no lado dos reagentes (1 de H2 e 1 de Br2) e há 2 moles de HBr (g) no lado dos produtos; a varição da pressão não alterará o equilíbrio.
C) Há 3 moles de reagentes no estado gasoso e 3 moles de produtos no estado gasoso; a variação da pressão não alterará o equilíbrio.
D) Há 1 mol de produto no estado gasoso e nenhum de reagentes. Logo, a variação da pressão provocará deslocamento do equilíbrio (neste caso, para a esquerda –> o aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido do menor volume).
E) Há 1 mol de reagente no estado gasoso e 1 mol de produto no estado gasoso. A variação da pressão não alterará o equilíbrio.
Resp.: D

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.