(Insper/2020) Considere um trem que se desloca horizontalmente, em movimento retilíneo e uniforme, com velocidade vt em relação aos trilhos. No interior de um dos vagões desse trem, um objeto é lançado de uma altura h com velocidade v0 na mesma direção e sentido da velocidade do trem. Após certo tempo, o objeto atinge o piso desse vagão a uma distância horizontal L em relação à projeção vertical do ponto de lançamento, como mostra a figura. Tanto a altura h quanto a velocidade v0 são tomadas em relação ao piso do vagão.

Desprezando os efeitos da resistência do ar, se a velocidade do trem for igual a 2vₜ, horizontal, constante e em relação aos trilhos, e se o objeto for lançado do mesmo ponto e com a mesma velocidade v₀ em relação ao piso do vagão, na mesma direção e sentido do movimento do trem, o objeto atingirá o piso do vagão a uma distância horizontal em relação à projeção vertical do ponto de lançamento igual a
A) 4L
B) L
C) L/4
D) L/2
E) 2L
RESOLUÇÃO:
A mudança na velocidade do trem (vₜ para 2vₜ) é uma informação distratora. Ela alteraria o alcance do objeto se ele fosse medido em relação aos trilhos (o solo), mas a questão pede o alcance dentro do vagão. Como todas as condições de lançamento relativas ao vagão (altura h e velocidade v0 ) são idênticas nos dois cenários, o resultado do movimento relativo ao vagão (a distância L) também será idêntico.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre lançamento oblíquo, da FMABC 2025
– Resolução da questão sobre lançamento horizontal, da Famema 2017
– Questão comentada sobre lançamento de projétil, da Fuvest 2015













