(UEMS/2022) No estudo das ondas, é de fundamental importância entender, definir e classificar os fenômenos ondulatórios. Observe a figura a seguir:
Os fenômenos ondulatórios destacados em X, Y e Z, respectivamente, são:
A) reflexão, refração e difração.
B) refração, difração e reflexão.
C) polarização, refração e reflexão.
D) reflexão, polarização e difração.
E) refração, polarização e difração.
RESOLUÇÃO:
Figura X: A imagem mostra uma onda (como uma onda na água) passando de uma região mais profunda para uma mais rasa. Ao mudar de meio, a velocidade e o comprimento de onda diminuem, o que causa um desvio na sua direção de propagação. Esse fenômeno, caracterizado pela mudança na velocidade da onda ao passar de um meio para outro, é chamado de refração.
Figura Y: A figura ilustra uma onda transversal que passa por uma fenda vertical. A fenda atua como um filtro, permitindo a passagem apenas das oscilações que ocorrem no plano vertical. Esse processo de selecionar uma direção específica de oscilação de uma onda transversal é conhecido como polarização. Embora a difração também ocorra quando a onda passa pela fenda, a representação de uma fenda selecionando a orientação da vibração é o exemplo clássico de polarização.
Figura Z: Vemos duas pessoas separadas por um obstáculo (um muro ou pilar). As ondas sonoras emitidas por uma pessoa contornam o obstáculo para chegar até a outra. A capacidade que as ondas têm de contornar obstáculos ou se espalhar ao passar por fendas é chamada de difração. É por causa da difração que podemos ouvir sons mesmo quando não vemos a fonte sonora.
Portanto, os fenômenos ondulatórios destacados em X, Y e Z são, respectivamente, refração, polarização e difração.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre difração de ondas, do Colégio Naval 2018
– Resolução da questão sobre ondas de celular e de rádio, do Enem 2023