(FMABC/2021) A figura ilustra, de maneira simplificada, o processo de duplicação da molécula de DNA. Nesse processo ocorre a abertura da fita dupla original do DNA para formação de dois novos filamentos, por meio da polimerização de nucleotídeos.
Esse processo de duplicação apresenta como característica fundamental
A) gerar uma fita dupla de DNA formada por dois filamentos totalmente novos.
B) ocorrer sempre no sentido 5’ → 3’ nos dois filamentos novos.
C) ser promovido por meio de proteínas estruturais presentes no DNA, as histonas.
D) depender da alteração constante da sequência de bases nitrogenadas presentes nos nucleotídeos.
E) ser realizado pelos ribossomos do citoplasma.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. Durante a duplicação, junto à cada fita original forma-se uma nova fita; dessa forma, cada nova molécula de DNA é constituída por uma fita original e uma recém-sintetizada (a duplicação é semiconservativa).
B) Correta. A enzima envolvida na formação da nova fita é DNA polimerase (ou polimerase do DNA); ela se liga a um primer na extremidade 3′-OH, de modo a formar uma nova fita no sentido 5′ → 3′.
C) Incorreta. A replicação é realizada por um complexo de enzimas, como a DNA polimerase, helicase e primase. As histonas são proteínas estruturais que ajudam a compactar o DNA em eucariotos, mas não catalisam a replicação.
D) Incorreta. O objetivo da duplicação do DNA é criar cópias idênticas da molécula original. A alteração da sequência de bases constituiria uma mutação, o que o processo busca evitar.
E) Incorreta. Os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas (tradução). A duplicação do DNA ocorre no núcleo das células eucarióticas e no nucleoide das células procarióticas, sendo realizada pelo complexo enzimático de replicação.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre DNA, da Unifasb 2021
– Resolução da questão sobre composição do DNA, da Unichristus