(Unifor/2018-2 – Medicina) Em fins de abril de 2018, os líderes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jaein, encontraram-se para discussões sobre a possibilidade de paz na península coreana. Os dois países assinaram um armistício em 1953 e determinaram uma zona desmilitarizada em torno do paralelo 38. Belo gesto transmitido pelos canais de televisão mostraram o líder norte-coreano atravessando a fronteira depois de 65 anos. Sobre a Guerra da Coreia pode-se afirmar que:
A) Com a derrota do Japão e a liberação da península, o país foi dividido em três zonas conflituosas. Uma francesa, uma americana e uma soviética.
B) Inicialmente, a Coreia do Sul invadiu a Coreia do Norte e formou uma república liberal e democrática com apoio dos Estados Unidos.
C) Liderados pelos Estados Unidos, as forças das Nações Unidas obrigaram os nortes-coreanos a recuar até o paralelo 38 e, em seguida, invadiram o território norte-coreano até a fronteira com a China.
D) O estado de guerra terminou em 1953 com a assinatura de um tratado de paz.
E) Os países comunistas, no período da Guerra Fria, mantiveram-se neutros, limitaram-se à assistência médica e educacional.
RESOLUÇÃO:
A Guerra entre as duas Coreias tinha, de um lado, o apoio das tropas da ONU e dos Estados Unidos (Coreia do Sul) e, do outro, apoio da extinta União Soviética e da China.
Em 1950, ano de início do conflito, Coreia do Norte e seus aliados foram empurrados para além do paralelo 38. Coreia do Sul e aliados invadiram o território norte coreano até a fronteira da China. Em 1953 um armistício (trégua temporária entre dois países em guerra) foi assinado entre os dois países, criando uma zona desmilitarizada no paralelo 38.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão comentada sobre Tigres Asiáticos, da Unifimes 2017
Organize seus Estudos
Planner Permanente Wire-O Astral Semanal Notas A5 Espaço Tempo Branco, Cicero
Preço: Preço não encontrado