Já está aberto o prazo para manifestar interesse na lista de espera do Prouni 2025, referente ao processo seletivo do primeiro semestre. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 27 de março, quinta-feira, para participar dessa etapa. O resultado será divulgado no dia 1º de abril. Como funciona o Prouni?
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a manifestação de interesse deve ser feita exclusivamente por meio da página do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), e todos os procedimentos são gratuitos.
Quem pode participar da lista de espera do Prouni 2025?
Estão aptos a se inscrever na lista de espera os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo ou aqueles que foram reprovados por não formação de turma. A inscrição deve ser feita até o final do dia 27 de março.
Vale lembrar que o Prouni é voltado para pessoas sem diploma de nível superior que desejam obter uma bolsa de estudos em instituições privadas. Nesta etapa, ainda há grande oportunidade de acesso ao ensino superior com apoio financeiro, especialmente para quem não conseguiu vaga nas chamadas anteriores.
Etapas após a pré-seleção
Quem for pré-selecionado na lista de espera deve comparecer à instituição de ensino entre os dias 1º e 11 de abril. Nesse período, será necessário apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas durante a inscrição.
Algumas instituições podem exigir documentos adicionais ou etapas complementares. Por isso, é essencial que o candidato fique atento aos canais oficiais da faculdade ou universidade escolhida. A recomendação é acompanhar as atualizações diretamente nos sites das instituições.
Dados do processo seletivo Prouni 2025/1
De acordo com balanço do MEC, a edição do primeiro semestre de 2025 do Prouni recebeu 1,5 milhão de inscrições. No total, 768.296 pessoas se inscreveram no programa, que permite a escolha de até dois cursos por candidato.
Foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas distribuídas por todo o Brasil. Desse total, 203.539 bolsas são integrais, cobrindo 100% das mensalidades, e 134.905 são parciais, com cobertura de 50% do valor do curso.
Número de pré-selecionados nas chamadas regulares
Na primeira chamada, divulgada no início de fevereiro, o programa pré-selecionou 197.080 estudantes. Já na segunda chamada, no fim do mesmo mês, 86.373 candidatos foram convocados para comprovar suas informações nas instituições.
Esses números refletem o grande alcance e a importância do Prouni na democratização do acesso à educação superior no Brasil. Para muitos, a lista de espera representa a última chance de obter uma vaga neste semestre.
Impacto do Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Ele oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
O programa é realizado duas vezes ao ano e é direcionado a pessoas que ainda não possuem diploma de curso superior. Em 2025, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados desde sua criação.
Perfil dos beneficiados e dados de conclusão de curso
Segundo o Censo da Educação Superior de 2023, 56% dos beneficiários do programa são mulheres, enquanto 55% se autodeclaram negros. Esses dados revelam o papel social transformador do Prouni na inclusão de grupos historicamente marginalizados.
Além disso, a taxa de conclusão dos cursos pelos bolsistas do programa é de 58%. Em comparação, apenas 36% dos estudantes que não participam do programa concluem a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas já concluíram seus cursos de graduação com apoio do Prouni.
Para acompanhar todas as atualizações do processo seletivo, acesse o site oficial do programa: acessounico.mec.gov.br/prouni.
Organize seus Estudos
Caderno Espiral Melissa Pautado 17x24 Colmeia
Preço: R$50,00