UFSM abre inscrição para Processo Seletivo CTISM 2021

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrição para o  Processo Seletivo do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), ingresso em 2021.

As vagas são para o Ensino Médio do Politécnico, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ctism e cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) de ambos os colégios da UFSM.

Inscrição

A inscrição será realizada até o dia 16 de fevereiro de 2021, por meio deste site.

Isenção de taxa

A solicitação de isenção da taxa de inscrição ao processo seletivo, cujo valor é de R$ 50,00, pode ser feita até quinta-feira (21). O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 22 de janeiro.

Provas

A prova do Ensino Médio e dos cursos integrados será realizada no dia 5 de março; e a dos cursos técnicos, no dia 7 de março, com possibilidade de adiamento devido à pandemia. Ambas acontecerão das 9h às 13h, com 50 questões objetivas.

Resultado

No dia 1º de março, será divulgada a lista de inscrições homologadas, com local de prova, no endereço eletrônico do Processo Seletivo dos Colégios da UFSM, www.ufsm.br/colegios, link “Processos Seletivos”, sublink “Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria” ou “Colégio Técnico Industrial de Santa Maria”, conforme a opção pessoal.

Normas de biossegurança serão obrigatórias para a prova objetiva

Por causa da pandemia de Covid-19, a participação das pessoas inscritas, de acordo com o Manual dos Candidatos, estará submetida à adoção das normas e protocolos de biossegurança, seguindo as orientações da Comissão de Biossegurança da UFSM.

De acordo com a Universidade, antes de chegar à UFSM, o candidato e a pessoa acompanhante (no máximo uma) deverão utilizar máscara de proteção facial, com a qual deverão permanecer durante todo o período de prova e de trânsito pelo campus da UFSM. Porém, a partir das 9h, pessoas não inscritas no processo seletivo não devem permanecer no local. Deve-se sempre observar o distanciamento mínimo de dois metros das demais pessoas participantes ou integrantes da Comissão Fiscal.

Na porta de entrada do prédio de prova, as pessoas participantes terão sua temperatura aferida. Não poderão realizar a prova aquelas com temperatura corporal acima de 37,8ºC, sintomas típicos de Covid-19 ou de doenças respiratórias. As demais normas de biossegurança a serem adotadas para a segura realização do processo estão descritas nos apêndices A e B do Manual dos Candidatos.

Possibilidade de adiamento da prova objetiva

De acordo com o Manual dos Candidatos, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, descritas no Manual de Biossegurança da UFSM, nos decretos executivos do município de Santa Maria e no Monitoramento de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, a prova objetiva presencial do Processo Seletivo aos Colégios da UFSM poderá ser mantida, adiada ou cancelada de acordo com os seguintes prazos e condições.

  • A prova objetiva presencial para a seleção do Ensino Médio e Médio integrado ocorrerá no dia 5 de março, e a dos técnicos subsequentes no dia 7 de março, caso a cidade de Santa Maria estiver oficialmente em bandeira amarela ou laranja no dia 2 de março de 2021.
  • A prova objetiva presencial do Ensino Médio e Médio integrado será adiada para o dia 12 de março, e a dos técnicos subsequentes, para 14 de março, caso Santa Maria estiver oficialmente em bandeira vermelha ou preta no dia 2 de março.
  • A prova objetiva presencial será cancelada e será realizado um sorteio, em data a definir, caso Santa Maria estiver oficialmente em bandeira vermelha ou preta nos dias 2 e 9 de março.

Demais informações podem ser conferidas por meio do site do Colégio Politécnico da UFSM.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.